Departamento de Justiça dos EUA investiga possível manipulação de preço do Bitcoin

  •  
Departamento de Justiça dos EUA investiga possível manipulação de preço do Bitcoin (Foto: Pexels) Departamento de Justiça dos EUA investiga possível manipulação de preço do Bitcoin

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos investiga uma possível manipulação de preços no mercado de Bitcoin. De acordo com o órgão, a investigação é para saber se os grandes comerciantes estão manipulando os preços de Bitcoin, Ether e outras criptomoedas.

De acordo com o Portal News Bitcoin, as táticas de comércio ilícito que o DOJ está investigando incluem spoofing e lavagem de comércio. O Spoofing refere-se à criação de falsas ordens de compra para atrair outros comerciantes (geralmente bots) para entrar, com a intenção de manipular o preço de mercado para obter lucro com a venda efetiva. 

A Lei Dodd-Frank define spoofing como “a prática ilegal de licitação ou oferta com intenção de cancelar antes da execução”. Da mesma forma, lavar a negociação é quando alguém simultaneamente vende e compra os mesmos instrumentos financeiros para criar atividade enganosa, se um ativo tiver mais volume de negócios do que realmente possui.

As autoridades dos EUA estão preocupadas que os mercados de criptomoedas são propensos à manipulação por uma série de razões, incluindo dúvidas de que todos os locais de negociação estão à procura de fraudadores, grandes oscilações de preços que tornam possível falta de regulamentação forte sobre as trocas de criptografia.