Ripple anuncia crescimento da rede baseada em blockchain

  •  
Ripple anuncia crescimento da rede baseada em blockchain (Foto: Pexels) Ripple anuncia crescimento da rede baseada em blockchain

Nesta quinta-feira, 07, a Ripple anunciou que superou a marca de 300 clientes. Além disso, registrou um crescimento de 10 vezes em relação ao ano anterior nas transações realizadas via RippleNet, a rede global de bancos e instituições financeiras que permite pagamentos mais rápidos e de baixo custo em todo o mundo.

A Ripple também anunciou um enorme crescimento das transações envolvendo o ativo digital XRP como moeda-ponte, o que elimina a necessidade de pré-financiamento em pagamentos entre fronteiras. Esta modalidade de liquidez sob demanda, a On-Demand Liquidity (ODL), foi lançada há um ano e conta com duas dezenas de clientes, como goLance, Viamericas, FlashFX e Interbank Peru. O número de transações cresceu sete vezes na comparação entre o final do primeiro trimestre e o final de outubro deste ano.

Os primeiros corredores disponíveis para as transações ODL envolveram o México e as Filipinas, a agora alcançam a Austrália. Em 2020, devem se expandir na Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio e América Latina, inclusive no Brasil.

"Este ano foi o mais forte da Ripple até agora. Em 2019, observamos um aumento contínuo de clientes, do crescimento da RippleNet e da adoção da ODL. Em apenas um ano desde o lançamento da ODL, já estamos causando impacto nos resultados de nossos clientes", afirmou Brad Garlinghouse, CEO da Ripple. "Estamos empolgados em continuar esse crescimento e a expansão do ODL para novos mercados no próximo ano".

Em junho a MoneyGram, uma das líderes em transferências internacionais, anunciou seus planos de aderir à ODL. Em apenas dois meses, a empresa iniciou suas transações entre Estados Unidos e México, ampliando agora para as Filipinas.

"Um dos pontos fortes da MoneyGram é o nosso mecanismo global de liquidez, que permite que nossos clientes enviem dinheiro em mais de 200 países e territórios. Nossa parceria com a Ripple nos ajudou a melhorar esse ponto forte, e já começamos a ver o potencial do produto para otimizar nossas capacidades de back-end", disse Alex Holmes, CEO da MoneyGram. "Pela primeira vez, estamos efetuando transferências em segundos e, por causa desses resultados, estamos expandindo nossa parceria com a Ripple e animados em anunciar que começamos a executar transações em moeda estrangeira com o peso Filipino usando a ODL".

A Ripple possui clientes utilizando a RippleNet em 45 países em seis continentes, com capacidade de pagamento em mais de 70 destinos. Entre os clientes mais recentes estão Faysal Bank (Paquistão), bKash (Bangladesh), QNB (Quatar) e Finastra (Reino Unido).

(Redação – Investimentos e Notícias)