5 ações que pagam dividendos recomendadas para julho

  •  
Algumas ações pagam dividendos mensais, outras pagam uma ou duas vezes ao ano. Foto: divulgação. Algumas ações pagam dividendos mensais, outras pagam uma ou duas vezes ao ano.

Dividendos distribuídos pelas maiores empresas da Bolsa de Valores são um chamariz para investidores que buscam viver de renda. É importante entender que empresas diferentes pagam proporções menores ou maiores de dividendos, e a periodicidade também varia de empresa para empresa.

Como exemplo de empresas que pagam dividendos frequentes, o Itaú remunera seus acionistas todos os meses, enquanto a maior parte das ações paga proventos uma ou duas vezes ao ano.

Além de saber selecionar as empresas com o maior dividend yield (taxa de dividendos em relação ao preço da ação) e com boas projeções de valorização, é importante ter em mente que investir em dividendos é investir no longo prazo, uma vez que as ações são descontadas sempre que pagam dividendos. Dessa forma, se a Petrobras pagar R$1,00 de dividendos em determinada data, o preço de suas ações será descontado também em R$1,00.

Isso ocorre por uma correção de mercado. Quando é divulgada a distribuição de dividendos, normalmente há um aumento repentino do interesse pelas ações, e esse movimento de compras acaba valorizando a ação acima de seu valor justo. Portanto, quando a Bolsa reajusta os preços após a distribuição de dividendos, ela está simplesmente reajustando o preço de volta a seu valor justo.

Para ganhar com ações que pagam dividendos é preciso estar atento: a distorção causada por esses investidores de curto prazo ocorre apenas entre o anúncio do pagamento e a chamada data ex (a data a partir da qual os investidores posicionados na ação não têm mais direito aos proventos). Quem investe nessas empresas a longo prazo consegue passar por essa oscilação sem se prejudicar, se beneficiando dos rendimentos. Já o investidor que visa apenas o momento de distribuição de dividendos pode sair no prejuízo.

Veja abaixo as 5 melhores empresas que pagam dividendos para o mês de Julho, de acordo com analistas da Toro Investimentos:  

Empresa

Código da ação

Sabesp

SBSP3

Equatorial

EQTL3

Suzano

SUZB3

Ambev

ABEV3

Bradesco

BBDC4

Os analistas também alertam para a importância de compor uma carteira de dividendos diversificada e orientada por profissionais.

Para ver mais recomendações, acesse a categoria de dividendos da Toro Investimentos.