Assaí Atacadista estreia no Novo Mercado da B3

  •  
Assaí Atacadista estreia no Novo Mercado da B3 (Foto: Pexels) Assaí Atacadista estreia no Novo Mercado da B3

O Assaí Atacadista (ticker ASAI3), empresa brasileira de atacado de autosserviço com 184 lojas distribuídas em 22 estados e Distrito Federal, concluiu hoje (1º de março) a listagem no segmento Novo Mercado e início da negociação de suas ações.

A listagem e oferta de ações do Assaí ocorreu no contexto de reorganização societária e cisão de ativos do GPA, subsidiária do grupo Casino no Brasil, conforme Fato Relevante divulgado pelas companhias em conjunto.

Para celebrar a operação, a companhia realizou um toque de campainha simbólico na abertura do pregão da bolsa de valores nesta segunda-feira (1º), na sede da B3, no centro de SP. O evento foi transmitido ao vivo no endereço www.tvb3.com.br, com limitação de público e atendendo às medidas sanitárias impostas pela pandemia.

“A listagem nos permitirá operar de forma autônoma, com administração separada e foco em nosso modelo de negócio e oportunidades próprias de mercado. Para os investidores, significa investir em um segmento resiliente e em um player competitivo, presente entre as 15 maiores empresas do país e que vem investindo fortemente em expansão. O Assai é a 2ª maior empresa de comércio alimentar do país e cresceu 30% em 2020, apresentando um resultado sólido, ganho de market share e autossustentável em geração de caixa, que financia a expansão da companhia. Para os 50 mil colaboradores do Assaí, este momento na B3 é de muito orgulho e um reconhecimento pelo excelente trabalho realizado por todos”, comenta Belmiro Gomes, CEO do Assaí. O Assaí registou em 2020 lucro líquido de R$ 1,0 bilhão e receita bruta de R$ 39,4 bilhões.

Janeiro e fevereiro deste ano mostraram a força e o potencial do mercado de capitais, com 15 IPOs realizados no período. A listagem do Assaí, que surge a partir de uma reestruturação societária, reforça o time de empresas listadas e mostra o quanto o mercado de capitais pode contribuir também para que companhias consolidadas possam conquistar ainda mais valor em seus negócios”, comentou Rogério Santana, diretor de Relacionamento com Clientes da B3.

Como parte do processo de cisão, os detentores de ações ordinárias de emissão do GPA (ticker PCAR3), após o encerramento do pregão de 26 de fevereiro de 2021, receberam ações de emissão do Assaí Atacadista, na proporção de suas respectivas participações no capital social do GPA. A partir de hoje, 1º de março de 2021, as ações ordinárias de emissão do GPA passam a ser negociadas ex direito ao recebimento de ações ordinárias de emissão do Assaí Atacadista e as ações do Assaí Atacadista passarão a ser negociadas no segmento do Novo Mercado sob o ticker ASAI3.

(Redação – Investimentos e Notícias)