Ibovespa avança 0,25% nesta sexta-feira

  •  
Ibovespa avança 0,25% nesta sexta-feira (Foto: Divulgação) Ibovespa avança 0,25% nesta sexta-feira

O principal índice acionário da B3, o Ibovespa, opera com ganhos nesta quinta-feira, 15, impulsionado pelo bom humor do exterior. Há pouco, o índice, operava com alta de 0,25%, aos 84.500 pontos. O giro financeiro da bolsa marcava R$ 7.800 bilhões.

De acordo com relatório diário da Lerosa Investimentos, o mercado acompanha o bom humor do exterior, repercutindo ainda novos dados apontando desaceleração da inflação e alta da PMS após 32 meses em queda. Ainda no radar, noticiário segue atento à corrida eleitoral, com anúncio da desistência de Huck e da intervenção do governo federal no RJ, afetando o trâmite da Previdência e praticamente inviabilizando, cenário este já contemplado pelo mercado.

Entre as oscilações positivas em destaque na sessão estão os papéis da Fibria (ON) que avançavam 5,71% e a Gerdau (PN) que apresentavam alta de 4,40%. Em contrapartida, entre os destaques negativos, estão os papéis da WEG (ON), que decaíram 2,78% e da Braskem (ON) que recuavam 2,69%.

Agenda

E abrindo a agenda de indicadores internos, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou que o índice de preços ao consumidor - semanal (IPC-S) de 15 de fevereiro apresentou variação de 0,46%, uma queda de 0,24 ponto percentual (p.p.) em relação a taxa registrada na última divulgação.

Além disso, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) anunciou que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), na cidade de São Paulo, registrou alta de 0,03% na segunda semana de fevereiro, contra os 0,25% registrados na primeira semana do mês.

Exterior

No exterior, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos anunciou que o número de construções iniciadas no País avançou em janeiro, na comparação com o mês anterior, para 1,326 mil casas. O resultado veio acima do que o esperado pelo mercado, que estimava expansão para 1,234 mil casas.

(MR – Investimentos e Notícias)