Gerenciamento Costeiro e Economia da Praia foi a palestra de abertura do segundo dia do Seminário Científico Internacional de Gestão Compartilhada de Praias II, (II GESCOM praias), que aconteceu no forte de Copacabana , no Rio de Janeiro.
Inserido no calendário oficial do Rio+20 o evento teve como palestrantes: Marinez Scherer, doutora em gerenciamento costeiro e professora da Universidade Federal de Santa Catarina – Departamento de Geociências, Reinado Magalhães Redorat, coordenador nacional do projeto Orla/secretaria do Patrimônio da União (SPU), Margareth Carvalho, psicóloga e gestora de projetos dos setores de comércio e serviços no Sebrae (RJ), Gisele Abrahão, bióloga e consultora do Programa Educação Ambiental (Prêmio Embraco de Ecologia), desde 2002 e perita oficial da justiça federal desde 1995 e teve como mediador o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente e do grupo de apoio técnico e especializado de meio ambiente do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Murilo Bustamante.
Gisele Abrahão destacou a cidade de Joinville, em Santa Catarina, como uma das cidades que já possuem o Plano de Gerenciamento Costeiro e o poder da educação ambiental. “A educação ambiental é muito importante para a sociedade e temos diversos exemplos interessantes de ecossistemas em escolas, como a Bacia de Cubatão, onde as crianças envolveram toda a família no projeto”, disse.
Já Marinez Scherer falou sobre a importância de estarmos preparados ambientalmente para a Copa de 2014. “O Brasil tem uma grande quantidade de normas, mas precisa começar a aplicar, mais do que isso temos que educar nossa população para processos participativos. O povo brasileiro é muito criativo, mas falta saber como fazer para valorizar os nossos espaços públicos. E começar com a capacitação da nossa população podemos chegar em 2014 e 2016 como um País muito melhor. Se essas mudanças não forem realizadas não vemos uma tendência de melhora”, afirmou.
Margareth Carvalho apresentou um estudo sobre a economia na praia e destacou a importância de desenvolver o empreendedorismo sustentável. “Para desenvolvermos o empreendedorismo sustentável é necessário darmos oportunidades aos empreendedores de ter uma educação ambiental”, declarou.
Para a psicóloga, o II Gescon Praias tem como finalidade unir entidades públicas e privadas que tem experiências diferenciadas, mas que são convergentes para que possamos chegar a soluções concretas e beneficiar a questão da sustentabilidade.
Por fim, Reinado Magalhães Redorat, destacou os benefícios do projeto Orla. “O projeto tem vários benefícios, entre eles os ganhos políticos e o incremento ao turismo e consequentemente a arrecadação”, disse.
Para Redorat, a tendência é que os municípios façam a adesão ao projeto. “Com a adesão dos municípios realizamos oficinas especificas do projeto junto com a sociedade civil e o governo para definir a melhor ocupação e uso da orla marítima”, finalizou.
(Michele Rios – Agência IN)



