Como alcançar o sucesso na carreira de TI

  •  
Como alcançar o sucesso na carreira de TI Foto: Divulgação

​O setor de tecnologia tem crescido acima do PIB, mesmo com a crise econômica. Segundo a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), este segmento registrou um aumento de 8,1% em 2015.

É uma das poucas atividades da economia que vem prosperando nos últimos meses. E com salários atrativos em muitas das vagas, é grande o número de pessoas que querem ingressar nesse mercado, com os mais diversos perfis.

A área de TIC (TI, Telecom e Tecnologia de Comunicação) é responsável por mais de 1,759 milhão de empregos no Brasil. Mas como o profissional pode assegurar-se de estar tendo a postura correta no ambiente de trabalho no dia a dia para se manter neste mercado altamente competitivo?

Paulo Silveira, fundador e diretor de produtos da Alura, principal plataforma de cursos online para os experts de tecnologia no País, como programadores, designers e outros profissionais, enumera abaixo algumas características que considera essenciais para quem deseja ter sucesso profissional na carreira de TI.

- Ter foco
Trabalhando com 8, é muito fácil estar em contato com diversos outros assuntos paralelos, seja nas redes sociais, no seu celular, em aplicativos... E ter foco não é exatamente uma tarefa simples. Contudo, o profissional que se distrai facilmente com fatores externos pode comprometer o bom andamento do trabalho e sobrecarregar seus gestores. Pode parecer um soft skill, não uma técnica, mas no dia a dia, faz toda a diferença. Quando empresas buscam um profissional que foi treinado aqui conosco, normalmente pedem pessoas focadas, com autogestão.

- Autonomia
A palavra medo é proibida no vocabulário de quem trabalha com TI (aliás, isso se estende para um profissional de qualquer área). É muito comum encontrarmos na área de tecnologia pessoas altamente qualificadas, sem contudo terem autonomia. Isso não por falta de capacidade técnica, mas por não acreditarem nelas mesmas. Um profissional que tem medo dos erros e das novas tecnologias precisa ter autonomia para saber onde pesquisar, como procurar e encarar os problemas técnicos enfrentados. Ter sede de conhecimento e ir atrás dele é essencial para quem quer se manter ou entrar nesse mercado.

- Conhecer as novas tecnologias e se aprofundar é essencial
É lugar-comum dizer que é necessário se reciclar. Mas vale ressaltar que conhecer as novas tecnologias é essencial. Ao mesmo tempo, se o profissional já tem um certo conhecimento em uma única tecnologia, aprofundar-se mais ainda não deixa de ser uma opção. Os especialistas são vistos com bons olhos pelo mercado.
Em nossa plataforma, temos tido uma grande procura por desenvolvimento front-end, UX designer e desenvolvimento mobile. Isso não quer dizer que infraestrutura, back-end e design não tenham uma alta demanda e devam estar fora dos planos.

- Entender o core business de sua empresa
Você se graduou em algum curso ligado a Tecnologia da Informação, tirou diversas certificações e complementou seus conhecimentos com diversos cursos. Então já possui todo o expertise para trabalhar na área de tecnologia de qualquer empresa, certo? Errado! Como trabalhar bem na equipe de profissionais de TI de um banco sem entender como funcionam as operações mais comuns, o objetivo da empresa, ter noções de como funciona o Sistema Financeiro Nacional? Um diferencial é entender sua empresa e sua atividade-fim, podendo assim ser propositivo e pensar a área de TI de maneira a contribuir com o core business da organização.

Conheça mais sobre os melhores cursos de tecnologia do mercado em www.alura.com.br

(Redação - Agência IN)