Conheça os 5 cursos online de maior sucesso

Conheça os 5 cursos online de maior sucesso Foto: Divulgação Conheça os 5 cursos online de maior sucesso

O ensino a distância é uma modalidade que está em franco crescimento no Brasil. É uma opção que oferece flexibilidade de dia e horário para estudar e apresenta um baixo investimento em relação aos cursos presenciais. Dentro do EAD há subcategorias. Os cursos livres, por exemplo, são procurados por profissionais que queiram se capacitar, se aperfeiçoar ou se atualizar. A Abed (Associação Brasileira de Ensino a Distância) divulgou uma lista com os cinco cursos online mais procurados em 2016 nessa categoria.

Quatro dos cursos mais buscados pelas pessoas têm a ver com educação inclusiva, o que revela um alto interesse dos profissionais por entender melhor sobre os vários tipos de deficiência, as ferramentas utilizadas para uma vida autônoma e como oferecer educação adequada e de qualidade para esse grupo.

1 – Tecnologia assistiva
Esse foi o curso online mais procurado em 2016. A tecnologia assistiva consiste no conjunto de práticas, técnicas, recursos, serviços, produtos e materiais que melhoram a qualidade de vida, a autonomia e a inclusão social de pessoas com deficiência. Há basicamente dois tipos de tecnologias assistivas: recursos e serviços.
Nos recursos podemos citar os softwares de voz para as pessoas com deficiência visual, disponíveis para computadores e smartphones, equipamentos de mobilidade, produtos adaptados, equipamentos de comunicação alternativa, entre outros. Os serviços já estão relacionados à utilização de tecnologia assistiva em atendimentos prestados às pessoas com deficiência, como é o caso da terapia ocupacional.

2 – Comunicação alternativa
O segundo lugar da lista fica com uma categoria da tecnologia assistiva. Há várias formas de se comunicar: por meio da fala, redes sociais, aplicativos de mensagem... Mas você já pensou na dificuldade que uma pessoa que não tem a habilidade de comunicação verbal tem para exprimir seus desejos e sentimentos?
A comunicação alternativa é justamente a área que ensina outras formas de linguagem para a interação com pessoas que possuem dificuldade de interagir de forma verbal. Existem vários recursos com essa finalidade, como prancha de comunicação alternativa, cartões de comunicação e imagens.

3 – Licitação
A licitação é um processo formal pelo qual as empresas precisam passar para atender instituições públicas de âmbito municipal, estadual ou federal, respeitando normas e regras específicas. Por isso a importância de se entender o processo, os caminhos e as regras para a abertura de uma licitação. O curso inclui conceitos e informações sobre a legislação brasileira para que o profissional saiba quais são os tipos de licitação e como participar.

4 – Educação especial inclusiva
O quarto curso mais procurado também é sobre inclusão de pessoas com deficiência. O curso de educação especial inclusiva ajuda os educadores a desenvolver práticas, métodos e técnicas para efetivar a educação de pessoas com deficiência. Esse é um dos temas mais atuais e relevantes da educação brasileira, já que grande parte dos professores não é treinada para desenvolver práticas pedagógicas adequadas à inclusão das pessoas com deficiência, tanto no ensino público quanto no privado. A educação inclusiva também é um direito garantido por leis brasileiras e tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

5 - Transtornos globais do desenvolvimento (TGD)
Os transtornos globais do desenvolvimento ou o transtorno do espectro autista englobam algumas categorias: autismo, síndrome de Asperger, síndrome de Rett e síndrome de Heller ou transtorno desintegrativo da infância. Quem tem algum desses transtornos tem dificuldade de compreensão das formas de linguagem. A interação social para essas pessoas é um desafio. O curso abrange questões importantes para que o educador entenda as características que compõem esse quadro e recomendações gerais para lidar com isso na escola, bem como as tecnologias assistivas disponíveis para auxiliá-lo.

(Redação - Agência IN)