Cresce a busca de profissionais sênior por pós-graduação a distância
A procura por cursos de especialização e por cursos de graduação a distância aumenta a cada ano. Os dados são da Associação Brasileira de Educação a Distância, divulgados no censo EAD Brasil 2015. Foram contabilizados, em 2014, 996.323 estudantes que optaram por fazer um curso EAD. Já no ano seguinte, em 2015, esse número aumentou consideravelmente: são 1.108.021 alunos que estão matriculados em um curso semipresencial ou a distância.
Outro dado interessante confirmado pelo censo de 2015 é a faixa etária média dos alunos que optam pela modalidade a distância. Segundo o EAD Brasil 2015, os estudantes tendem a ser mais velhos (49,78% na faixa de 31 a 40 anos) do que nos cursos presenciais (63,23% na faixa de 21 a 30 anos).
Os cursos que mais atraem estudantes são os relacionados à informática, como tecnologia da informação, e à administração empresarial, como gestão de negócios e planejamento estratégico. Os estudantes que optam por esses cursos normalmente são profissionais sênior que já trabalham na área e buscam aprofundar os conhecimentos específicos.
Esse é o caso de Luís Pereira, de 47 anos, formado no curso de administração. “Como hoje trabalho em uma empresa de tecnologia de informação e estou a todo tempo em contato com assuntos específicos do ramo, senti a necessidade de aprofundar meus conhecimentos na área”, comenta. Luís ainda afirma que optou pela modalidade a distância por conta da maior comodidade. “Além dos valores mais em conta, posso organizar as aulas de acordo com a minha rotina, o que é ideal para quem trabalha o dia todo como eu.”
Para que os cursos online possam garantir a mesma qualidade dos cursos presenciais, é necessário ter uma plataforma acessível, com uma boa infraestrutura tecnológica e um apoio à graduação que deve estar sempre disponível ao aluno. Essa é a estratégia adotada pela faculdade Unip, que conta com duas modalidades de ensino a distância: o SEI, totalmente online, com videoaulas que podem ser acessadas em qualquer horário e qualquer lugar, e o SEPI, semipresencial, que tem o objetivo de promover uma maior interação entre teoria e prática. Além disso, os alunos dos cursos EaD ainda contam com material impresso totalmente gratuito, ambiente acadêmico online que disponibiliza todas as ferramentas necessárias para o aprendizado e tutoria disponível 24 horas por dia para que o aluno possa sanar suas dúvidas.
(Redação - Agência IN)
Itens relacionados (por tag)
-
Magazine Luiza passa a oferecer cursos na plataforma MagaLu
-
CAM-CCBC sedia curso de mediação do IMAB em SP
-
Grupo Solpanamby lança seu Programa de Estágio 2019
-
Detran.SP publica edital de novo concurso público com 400 vagas no Estado de São Paulo
-
Grupo Movile abre 600 vagas para tecnologia, negócios, vendas e logística
Mais recentes de Marina Shimamoto
- Vendas de imóveis residenciais novos sobe em novembro de 2017 na cidade de São Paulo
- IPVA 2018: pagamento com desconto de 3% para veículos com placa final 6 vence hoje (16)
- ACOMPANHE OS PRINCIPAIS EVENTOS DO DIA 16/01/2018
- AGE da Ideiasnet aprova saída do Novo Mercado
- Bolsa de Tóquio fecha 2017 com ganhos acumulados de 19,10%