Formação de lideranças é o caminho para superar desafios
Líderes internos e setorizados devem ser preparados para motivar e aumentar o desempenho dos colaboradores.
Toda organização é movida por pessoas, e é a atuação de cada uma que irá refletir nos resultados alcançados. Por isso, cada vez mais, as empresas entendem que o trabalho de gestão de equipes não deve ser restrito ao departamento de recursos humanos. É necessário que as lideranças de cada setor atuem de forma direta para aumentar o desempenho e a produtividade dos colaboradores.
Uma boa gestão de equipes resulta em um trabalho mais eficiente, participativo e comprometido. Para isso, é necessário que o líder consiga gerir as pessoas de forma adequada, sem autoritarismo, identificando oportunidades e dificuldades. É preciso saber ouvir, motivar e conduzir um grupo heterogêneo, o que exige preparo.
Compreendendo as dificuldades e a importância da gestão de equipes, empresas já reservam parte do orçamento para a formação de lideranças internas que poderão realizar este trabalho de forma consistente.
Conheça os cinco principais desafios da gestão de equipes:
- Estimular a confiança: um grupo confiante é a base para otimizar a produção. Quando os colaboradores se fecham em si e ficam relutantes em apresentar suas vulnerabilidades para os demais, as tarefas de estimular o crescimento e melhorar as formas de trabalho se tornam mais difíceis.
Neste sentido, é importante que o líder conheça as forças e fraquezas da equipe, para que esta possa estar em processo constante de melhoria. O feedback é uma das ferramentas utilizadas para estimular a confiança do grupo.
- Garantir o pertencimento: é necessário que os colaboradores “vistam a camisa” da empresa e se sintam como um time. É assim que a equipe se torna mais ágil e colaborativa, eliminando qualquer possibilidade de falta de comprometimento.
- Otimizar a comunicação: é uma das principais estratégias para motivar e aumentar a produtividade. O líder deve saber conduzir e também ouvir. É muito importante compartilhar informações e conquistas da empresa com toda equipe. Falhas na comunicação podem gerar trabalho dobrado e, consequentemente, reduzir a produção.
- Gerir tarefas: além de delegar, é preciso orientar, acompanhar e, quando preciso, oferecer o suporte necessário. O uso de softwares de gestão pode agilizar e tornar mais prático este trabalho.
- Gerenciar o tempo: é preciso avaliar o uso do tempo de forma adequada. Se uma equipe possui tempo ocioso, isto significa redução da produtividade. Por outro lado, um grupo sobrecarregado representa atraso nas entregas e falta de motivação. É preciso gerenciar de forma correta o tempo para que nenhuma das situações ocorra.
Além destes, muitos outros desafios podem surgir no processo de gestão de equipes. A melhor maneira de vencer cada um deles é apostar em lideranças preparadas para a execução do trabalho. Cursos, treinamentos e capacitações são o caminho para a formação de bons líderes.
O Instituto Brasileiro de Vendas possui um método exclusivo de ensino realizado por profissionais com vasta experiência e vivência no mundo dos negócios. São oferecidos cursos e treinamentos para garantir a realização de uma gestão comercial eficiente e a melhoria dos resultados alcançados.
(Redação - Investimentos e Notícias)
Itens relacionados (por tag)
-
Henkel estende prazo para inscrições no Programa de Estágio
-
Cielo busca jovens talentos para participarem da transformação da companhia
-
Especialização e pós-graduação no IDOR
-
Via Varejo abre processo para a contratação de 54 PcDs e Jovem Aprendiz no ABC
-
Como construir networking quando se é muito introvertido
Mais recentes de Marina Shimamoto
- Vendas de imóveis residenciais novos sobe em novembro de 2017 na cidade de São Paulo
- IPVA 2018: pagamento com desconto de 3% para veículos com placa final 6 vence hoje (16)
- ACOMPANHE OS PRINCIPAIS EVENTOS DO DIA 16/01/2018
- AGE da Ideiasnet aprova saída do Novo Mercado
- Bolsa de Tóquio fecha 2017 com ganhos acumulados de 19,10%