Jovens e o pesadelo da vida profissional

  •  
Especialista em Coaching de Carreira Fernanda Dall’Anese explica como tornar a escolha da profissão mais consciente e assertiva Foto: Divulgação Especialista em Coaching de Carreira Fernanda Dall’Anese explica como tornar a escolha da profissão mais consciente e assertiva

Diante de tantos dilemas ao longo da vida, um dos mais difíceis pode ser a escolha da profissão. Os primeiros indícios da vida adulta podem ser cruéis para quem não está preparado para lidar com a pressão dos pais e da sociedade quanto à carreira a ser escolhida. O cuidado nesse momento deve ser redobrado, para que possíveis frustrações ou insatisfações não apareçam durante o percurso. 



De acordo com a especialista em Coaching de Carreira Fernanda Dall’Anese e também fundadora da Ability Coaching, “descobrir a vocação é algo fundamental para se ter uma vida plena e feliz”. Dentre os principais fatores destacados pela profissional na hora da definição de carreira estão: 

1) Conhecer a profissão através de entrevistas com profissionais da área.
2) Entender como funciona o ambiente de trabalho.
3) Saber como são as pessoas que atuam nessa área e se você se identifica com elas.
4) Analisar a atual situação da profissão no mercado de trabalho.
5) Saber como é a rotina daquele profissional.

O momento de pensar em todas essas possibilidades costuma acontecer durante os anos do colégio, quando o jovem está prestes a ingressar na Universidade. Segundo a Coach, na maioria das vezes, muitos adolescentes se encontram com os ânimos à flor da pele, ocupados demais com as descobertas do mundo para planejar a própria carreira. Nesta hora, o que conta é o autoconhecimento. “Confesso que se conhecer aos 16, 17 anos não é uma tarefa fácil, pois as experiências são poucas ou nenhuma na área profissional. Começar pelo que não gosta pode ser uma ótima opção. A partir daí vêm os questionamentos e a auto avaliação daquilo que gosta ”, explica Dall’Anese.

O processo de Coaching - metodologia utilizada por jovens e adultos no desenvolvimento pessoal e profissional -, também pode ajudar na escolha certa da carreira. Com o Coaching, tudo fica muito claro, pois quando o jovem está em dúvida sobre duas ou mais profissões, o Coach detecta o problema em questão e auxilia através de exercícios específicos. O processo todo dura aproximadamente 12 sessões e pode ser desenvolvido de forma presencial ou online.

“Grande parte do nosso dia é dedicado ao trabalho, e estar insatisfeito com a carreira pode te levar a uma vida sem propósito e com graves consequências no futuro como, por exemplo, a depressão na meia idade, que atualmente se encontra em evidência. O ideal é que a vida profissional seja planejada ainda na juventude, aumentando as chances de um caminho de sucesso”, conclui Fernanda Dall’Anese.

(Redação - Agência IN)