PICPlast e Sebrae lançam Programa para capacitar MPEs da cadeia do plástico

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PICPlast e Sebrae lançam Programa para capacitar MPEs da cadeia do plástico Foto: Divulgação PICPlast e Sebrae lançam Programa para capacitar MPEs da cadeia do plástico

Mais de 15 micro e pequenas empresas da transformação de material plástico da região do ABC serão beneficiadas com o lançamento do Programa de Encaminhamento Produtivo, fruto da parceria entre o Sebrae-SP Grande ABC, Braskem e ABIPLAST. O evento de lançamento do programa aconteceu em agosto na unidade do Sebrae em Santo André e contou com a presença de cerca de 15 pessoas, entre integrantes SEBRAE, ABIPLAST, CIESP e de empresas interessadas.

Na ocasião, foi apresentado o conteúdo da capacitação, os resultados esperados e os requisitos para a adesão ao programa. As empresas que aderirem terão acesso à capacitação e consultoria, ações de gestão e melhoria tecnológica de produtos e processos produtivos através da aplicação de metodologias do Sebrae por período de um ano.

O processo será realizado em quatro fases: aplicação do diagnóstico, ações de desenvolvimento empresarial, ações de inteligência competitiva e acesso de pequenos negócios ao mercado. As capacitações serão construídas após a realização de um diagnóstico. Dessa forma, o Sebrae faz um mapeamento dos principais gargalos, desafios e interesses das empresas participantes, elegendo os temas a serem abordados.

A segunda etapa engloba capacitações e consultorias sobre custos, melhoria do processo produtivo e redução de desperdícios, vendas, qualidade, finanças e consultoria para implantação de indicadores nas empresas. Posteriormente, segue a fase das ações de inteligência competitiva, voltada para capacitação e disseminação de informações relacionadas ao mercado, visando melhorar o posicionamento dos pequenos negócios no mercado. Neste caso, são disponibilizados mapa de tendências e fatores críticos de sucesso da cadeia produtiva do plástico, boletins informativos sobre mercados e oportunidades para as pequenas empresas, além de debates com o público-alvo do projeto sobre tendências e oportunidades identificadas nos estudos realizados pelo Sebrae.

O quarto passo compreende rodadas de negócios, visitas estruturadas a eventos, clusters, territórios, empresas e instituições para obter informações técnico-comerciais, além de acesso a feiras.

Esta iniciativa em conjunto com o Sebrae é mais uma ação realizada pelo PICPlast - Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, desenvolvido pela Braskem e pela ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), que visa ampliar a competitividade das empresas de transformação de plástico.

Ao todo, a iniciativa contempla 100 microempresas e empresas de pequeno porte brasileiras transformadoras de materiais plásticos localizadas nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. De acordo com dados da ABIPLAST (2014), as micro e pequenas empresas representam 93,4% do total das 11.559 empresas de transformados plásticos do país.

(Redação - Agência IN)