Chevening oferece bolsas de estudo na Europa

  •  
Podem participar profissionais graduados em temas relacionados a energia e mobilidade sustentável. Foto: Divulgação Podem participar profissionais graduados em temas relacionados a energia e mobilidade sustentável.

Uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e o Programa Britânico de Bolsas de Estudos Chevening garante oportunidade para que profissionais brasileiros, com graduação em temas relacionados a energias renováveis, inovação, mercados de energia e mobilidade sustentável possam se candidatar a uma bolsa de estudos no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).

Serão oferecidas duas bolsas PTI-Chevening por ano, nos próximos três anos, a contar de 2016-2017. O benefício é mais um resultado do memorando de entendimento entre a Itaipu Binacional e a Embaixada Britânica no Brasil, firmado em 30 de novembro de 2015, para cooperação no intercâmbio de boas práticas de sustentabilidade e desenvolvimento de tecnologias amigas do clima.

O embaixador britânico no Brasil, Alex Ellis, afirma que a parceria entre o PTI e a Chevening “abre para profissionais brasileiros a porta de algumas das melhores universidades do mundo, no Reino Unido, permitindo que tragam de volta ao Brasil novos métodos, ideias e conhecimento, para apoiar a parceria entre os dois países nas áreas de energia limpa e renovável, inovação e mobilidade sustentável”.

Desde novembro de 2015, as equipes do PTI e da Itaipu participam de ações na área de energia promovidas pela embaixada. Conferências e workshops para troca de experiências permitiram aos brasileiros acesso aos mais modernos modelos utilizados pelo Reino Unido na área de armazenamento de energia e mobilidade sustentável. Está em vigor, também, a missão de armazenamento de energia Brasil-Reino Unido, que inclui Itaipu e PTI, além de diversos órgãos e empresas da área de energia dos dois países.

Em março deste ano, Itaipu recebeu a visita do cientista Sir David King, uma das maiores autoridades do mundo em mudanças climáticas. Ele veio a convite da diretora financeira executiva, Margaret Groff, uma das responsáveis pela parceria entre Itaipu e a Embaixada Britânica.

Com essa interação mais constante com as empresas do Reino Unido, segundo Groff, “estamos elevando o conhecimento das equipes técnicas do PTI”. A parceria das bolsas de estudo é exemplo disso. “Elas trarão técnicas e métodos de gestão inovadores, para o desenvolvimento de novas tecnologias no Brasil. Isso é relevante porque, para crescer com sustentabilidade, precisamos dominar a tecnologia. E é justamente por isto que Itaipu mantém o PTI.”

Para o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, “esta parceria se torna interessante por vários aspectos. Primeiro, porque os estudantes ficarão um ano no Reino Unido e, ao retornar, aproveitarão o conhecimento para promover transformações no nosso País. Além disso, a possibilidade de jovens estudantes terem uma experiência internacional em universidades de alto padrão é fantástica, ainda mais em temáticas que são de interesse do Brasil”. Segundo ele, o projeto tem pleno alinhamento com um dos objetivos estratégicos da Fundação PTI, que é a formação de pessoas em nível de pós-graduação.

Caroline MacDonald, responsável pelo Chevening no Brasil, diz que o Chevening acredita no potencial do profissional brasileiro. “Estamos muito felizes com a possibilidade de levar mais talentos ao Reino Unido, especialmente na área de energia e mobilidade sustentável. Sem dúvida nenhuma, o Brasil é um dos grandes focos do programa e essa parceria vem fortalecer os laços que unem Reino Unido e Itaipu.”

A inscrição para a bolsa de estudos é feita online, no site do Chevening, a partir de 8 de novembro. Dentre os requisitos, estão graduações em temas relacionados a energias renováveis, inovação, mercados de energia e mobilidade sustentável. Além disso, é necessário que o candidato seja fluente em inglês e tenha no mínimo dois anos de experiência profissional nas áreas citadas. Outras informações sobre as bolsas de estudo PTI-Chevening estão disponíveis no site: www.chevening.org/brazil

(Redação - Agência IN)