Inep afirma que não há indício de vazamento do gabarito do Enem 2016

  •  
Inep afirma que não há indício de vazamento do gabarito do Enem 2016 Foto: Divulgação Inep afirma que não há indício de vazamento do gabarito do Enem 2016

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) reiterou, na tarde desta quinta-feira (1º), que não há indício de vazamento do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio e que as provas foram realizadas com segurança para mais de 5,8 milhões de estudantes nos dias 5 e 6 de novembro.

A informação foi publicada em nota após declaração o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) de que houve vazamento nas provas.

O Inep criticou, ainda, o vazamento pelo Ministério Público Federal (MPF) de parte do inquérito da Polícia Federal (PF) que investiga quadrilhas envolvidas em fraudes praticadas contra o Enem.

Ao contrário do que informou o procurador Oscar Costa Filho, o inquérito não foi concluído, conforme afirmou a PF em resposta ao Ministério da Educação.

O Inep lamentou o fato de o procurador "usar da prerrogativa institucional de ter acesso ao inquérito para vazar informações antes da Polícia Federal concluí-lo".

Em nota, o instituto reafirma o empenho de colaborar para apurar os fatos e garantir que os estudantes que realizaram o exame no mês passado não sejam prejudicados. As informações são do Portal Brasil.

(Redação - Agência IN)