Portal de Educação a Distância oferece capacitações em programas sociais

  •  
Portal de Educação a Distância oferece capacitações em programas sociais Foto: Divulgação Portal de Educação a Distância oferece capacitações em programas sociais

Gestores e técnicos municipais e estaduais do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único podem se inscrever até 15 de abril em cursos a distância do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no Portal EaD-MDS. São cursos que explicam a utilização dos sistemas informatizados e o funcionamento dos processos que dão suporte ao programa de complementação de renda.

Para participar, é preciso ter perfil de usuário ativo no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), acessar o portal e preencher o cadastro. Antes de se matricular em qualquer curso, é necessário realizar o de Ambientação EaD, que é pré-requisito para os demais.

A técnica do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Sem Peixe (MG), Silvia Aparecida Lamas, já utilizou a plataforma de educação a distância em algumas oportunidades. Ela destaca, entre as vantagens, não precisar se deslocar para qualquer lugar para melhorar a formação profissional. “Se tiver alguma coisa que não entendeu, pode voltar atrás para ver direito. E, se ainda assim tivermos dúvidas, podemos fazer perguntas, que somos atendidos.”

A plataforma oferece orientação por meio de tutores virtuais. Também há a possibilidade de comunicação com o MDS por meio de um fórum mata-dúvidas e ainda é possível voltar ao curso após concluí-lo, sempre que houver necessidade. Todos os conteúdos são apresentados de forma simples, objetiva e interativa. As informações são do Portal Brasil.

(Redação - Agência IN)