Itá lança espetáculo projetivo permanente da Visualfarm

  •  
O roteiro apresenta de forma lúdica a rica história da cidade Foto: Divulgação O roteiro apresenta de forma lúdica a rica história da cidade

Pela primeira vez, a Visualfarm – produtora multimídia especializada em conteúdos visuais e projeções – lança um espetáculo projetivo público, de maior período de duração, em Itá (SC), reconhecida como destino turístico no Sul do Brasil. O espetáculo se inicia nesta sexta-feira, 19/12, às 21h, e faz parte das comemorações do Natal 2014.

 

Promovido pela Prefeitura de Itá e com o tema “Torres de Itá: O Legado de Um Povo”, a projeção mapeada, criada pelo artista Alexis Anastasiou, será realizada nas torres da Antiga Igreja Matriz São Pedro, maior cartão postal da cidade e ficará em cartaz por uma longa temporada, até 1º de março de 2015. A apresentação será realizada às terças, sextas, sábados e domingos.

O roteiro apresenta de forma lúdica a rica história da cidade que, devido à construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Itá, foi inundada e teve que mudar de lugar para sobreviver. A apresentação dura 25 minutos e conta com várias imagens, por meio das quais é feita uma releitura dos ícones e símbolos natalinos, sempre presentes nas tradições da Serra Catarinense. A montagem do espetáculo envolveu uma equipe de criação e produção de mais de 20 pessoas da Visualfarm, parte dela deslocada para a montagem na cidade catarinense. A narrativa do espetáculo também é construída com depoimentos de vários moradores, que viveram na antiga cidade e o drama de ter que abandonar suas casas, mas que acabaram vendo seus sonhos resgatados pela nova cidade.

“Produzir esse espetáculo foi emocionante, pois criamos imagens que mostram como uma cidade, que foi totalmente submersa, encontrou forças para se reinventar. Hoje, todos têm muito orgulho de tudo o que aconteceu e querem mostrar isso”, comenta Alexis.

A nova cidade de Itá é totalmente planejada em virtude da construção da Usina no Rio Uruguai. Da antiga cidade restou apenas um símbolo de luta e fé: as Torres da Antiga Igreja Matriz São Pedro. Itá também é considerada como local ideal para cuidar da saúde em suas termas.

A Prefeita municipal da cidade de Itá, Leide Mara Bender, destaca que esse projeto era um sonho antigo da comunidade e após vários anos agora se torna realidade. “Vai ser um momento muito especial principalmente para todos aqueles que viveram a época da realocação, tenho certeza que o espetáculo vai emocionar muita gente, ainda mais sendo contado no símbolo maior da nossa cidade de Itá, as torre da Igreja” comentou a prefeita.

(Redação - Agência IN)