Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 1017

Procura por microfranquias cresce 19%

  •  

O mercado de microfranquias vem ascendendo. Mesmo sem os números finais de 2013, o crescimento do segmento está sendo 19% maior se comparado ao mesmo período de 2012 e deve fechar o faturamento na casa dos R$ 117 bilhões, R$ 14 bilhões a mais que no ano passado. Segundo Renato Ticoulat Neto, diretor de novos negócios da Zelo, rede especializada em limpeza residencial, isso se dá ao fato das microfranquias possuírem custo de investimento mais baixo em relação aos outros modelos e também pelo crescimento do empreendedorismo no Brasil. "A ascensão da classe média aqueceu o mercado das franquias com investimento abaixo de R$ 80 mil. O sonho de ser dono do próprio negócio está muito mais fácil de ser realizado. Além disso, outro fator importante é o retorno do investimento inicial que, quase sempre, vem antes do tempo esperado", explica.

Dentro do segmento, o mercado de microfranquias de serviços domiciliares, de domésticas e de manutenção tem crescimento acelerado e, segundo Ticoulat, isso se dá a diversos fatores. "Com a PEC ficou mais caro e burocrático manter uma empregada mensalista, com isso as famílias começaram a consumir mais serviço, as empresas de limpeza profissional, no caso". As franquias de limpeza vieram facilitar a vida da dona de casa, ao contratar uma empresa que presta esse serviço, além der ter o trabalho feito por um profissional qualificado, toda a burocracia, custos com alimentação e transporte ficam por conta dela.

Essa também é uma tendência, as microfranquias voltadas para serviços domiciliares vieram para organizar um mercado que antes era dominado pelos profissionais autônomos. Hoje o mercado tem empresas que suprem a demanda e oferecem mais segurança para o cliente, tanto na contratação da mão de obra que está entrando nas residências, com a garantia de que a limpeza, por exemplo, será realizada por um profissional treinado e qualificado.

"Esse fator é muito importante, estamos há 11 anos no mercado e somos profissionais na área. Temos toda a expertise necessária para a realização do trabalho, possuímos produtos específicos para o serviço e utilizamos métodos de limpeza internacionais. Tudo isso a preços relativos ao de um profissional autônomo que não pode oferecer a segurança e qualidade que oferecemos", finaliza Ticoulat.

(Redação – Agência IN)