Ibovespa avança com exterior e notícias corporativas

  •  
Ibovespa avança com exterior e notícias corporativas (Foto: Divulgação) Ibovespa avança com exterior e notícias corporativas

O principal índice acionário da BM&FBovespa, o Ibovespa, opera com ganhos nesta quinta-feira, 22, impulsionado por notícias corporativas. Há pouco, o índice, operava com alta de 0,87%, aos 61.292 pontos. O giro financeiro da bolsa marcava R$ 4.934 bilhões.

De acordo com relatório diário da Lerosa Investimentos, o mercado acompanha nova tentativa de recuperação das commodities e opera por conta própria, após divulgação do RTI pela manhã apontar maiores chances de inflação abaixo do piso da meta em 2017 e 2018. Ainda, perspectiva de andamento das votações das reformas trabalhista no Senado e previdenciária na Câmara na semana que vem vão servir para termômetro da governabilidade do Planalto.

Entre as oscilações positivas em destaque na sessão estão os papéis da Eletrobras (ON) que avançavam 9,37% e a Cemig (PN) que apresentavam alta de 8,48%. Em contrapartida, entre os destaques negativos, estão os papéis da BR Malls (ON), que decaíram 2,04% e da BRF (ON) que recuavam 1,88%.

Empresas

O Conselho de Administração da Braskem anunciou a aprovação de investimento de US$ 675 milhões para a construção de uma nova unidade de produção de polipropileno (PP) na cidade de La Porte, no estado norte-americano do Texas. O investimento na nova planta industrial reforça a liderança da Braskem na produção desta resina termoplástica nos Estados Unidos, onde a companhia já possui cinco outras unidades industriais de PP, além de uma linha de produção de polietileno de alto valor agregado (UTEC). A previsão é que a construção da nova planta em La Porte comece neste ano e seja concluída no primeiro trimestre de 2020.

Por outro lado, a Cemig anunciou que dará início a venda de sua participação na Light, mas isso ocorrerá após a aprovação do conselho de administração da companhia.

Agenda

A prévia da Sondagem da Indústria de junho de 2017 sinaliza queda de 2,3 pontos do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação ao número final de maio, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Após três altas sucessivas, a redução da confiança em junho levaria o índice a 90,0 pontos, o menor desde fevereiro (87,8 pontos).

Além disso, o Banco Central (BC) manteve a projeção para o crescimento da economia este ano e reduziu estimativa para a inflação. De acordo com o Relatório de Inflação, divulgado hoje (22), em Brasília, a projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, segue em 0,5% para 2017.

Exterior

No exterior, o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos anunciou que os pedidos semanais de auxílio-desemprego registraram alta. Na semana terminada em 16 de junho, foram registrados 241 mil pedidos de seguro-desemprego. Na semana anterior, foram registrados 238 mil pedidos.

Por fim, os preços da habitação nos Estados Unidos (Housing Price Index) tiveram alta de 0,7% em abril, segundo informações divulgadas hoje pela Agência Federal de Financiamento de Habitação (FHFA). Em março de 2017, os preços da habitação registraram alta de 0,7%. 

(MR – Agência IN)