Ibovespa recua 0,18% com cenário político

  •  
Ibovespa recua 0,18% com cenário político (Foto:Divulgação) Ibovespa recua 0,18% com cenário político

Nesta terça-feira, 30, o principal índice acionário da BM&FBovespa, o Ibovespa, apresenta perdas com investidores de olho no cenário político. Há pouco, o índice, operava com queda de 0,18%, aos 58.503 pontos. O giro financeiro da bolsa marcava R$ 1.891 bilhões.

De acordo com relatório diário da Lerosa Investimentos, o mercado ontem já trabalhava com a precificação da conclusão do impeachment e dificilmente conseguirá repetir o bom desempenho hoje. Apesar da sustentação do petróleo perto dos US$ 50,00 (Brent), os metais não tem o mesmo desempenho. Mineradoras são destaque negativo na sessão londrina mesmo com desempenho positivo das exportadoras devido à fraqueza do euro. A aguardada entrevista do vice-presidente do FED pela manhã não trouxe novidade. Diferentemente do pronunciamento anterior, não houve nenhuma pista mais enfática quanto ao processo de alta de juros nos EUA. Dólar segue ainda mais forte frente aos pares emergentes nesta manhã. Foco aqui continua sendo o processo político. A novela está acabando e investidores começam a se perguntar se o novo presidente tomará ações mais duras no ajuste fiscal.

Entre as oscilações positivas em destaque na sessão estão os papéis da Braskem (PNA) que avançavam 4,55% e a Suzano (PNA) que apresentavam alta de 2,64%. Em contrapartida, entre os destaques negativos, estão os papéis da Lojas Americanas (PN), que recuavam 3,31% e a Estacio (ON) que apresentavam revés de 2,52%.

E abrindo a agenda de indicadores internos, o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) variou 0,15% em agosto, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em julho, o índice variou 0,18%. Em agosto de 2015, a variação foi de 0,28%. A variação acumulada em 2016, até agosto, é de 6,25%. Em 12 meses, o IGP-M registrou alta de 11,49%.

Além disso, a taxa de desocupação foi estimada 11,6% no trimestre móvel encerrado em julho de 2016, ficando 0,4 ponto percentual (p.p.) acima da observada no trimestre móvel que vai de fevereiro a abril (11,2%), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Do lado político, começou às 10h25 o quinto dia do julgamento final do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, no Senado Federal. Na primeira etapa desta terça-feira (30) os advogados de acusação e de defesa terão uma hora e trinta minutos para fazer suas considerações finais com direito a mais uma hora de réplica e mais uma hora para tréplica cada.

No exterior, o Indicador que mede a confiança do consumidor na Zona do Euro registrou -8,5 pontos em agosto, mesmo número apresentado no mês de julho. Os dados foram divulgados pela Comissão Europeia.

Por fim, o índice de sentimento econômico (ESI, na sigla em inglês) nos 17 países que compõem a zona do euro recuou para 103,5 pontos em agosto deste ano, contra 104,5 pontos em julho (dados revisados), segundo dados divulgados hoje pela Comissão Europeia. Analistas previam retração para 104,1 pontos.

(MR – Agência IN)