Reino Unido deve chamar a atenção nesta quarta (29)

  •  
Reino Unido deve chamar a atenção nesta quarta (29) (Foto: Divulgação) Reino Unido deve chamar a atenção nesta quarta (29)

As principais bolsas de valores globais devem apresentar sinais mistos nesta quarta-feira, 29, dia em que o Reino Unido inicia o processo de separação da União Europeia. Com isso, as principais bolsas europeias e o indicador futuro das bolsas norte-americanas operam sem uma tendência clara.

De acordo com relatório diário do Bradesco, a primeira ministra do Reino Unido, Theresa May, entrega hoje para o presidente do Conselho Europeu a comunicação formal da intenção do país sair da União Europeia, dando início ao período de dois anos voltados para as negociações do novo relacionamento entre as partes. 

Ásia

No continente asiático, as bolsas finalizaram o dia com ganhos, exceto Shanghai que caiu 0,1%.

Europa

Na Europa, as bolsas apresentam sinais opostos nesta manhã, em dia histórico para o Brexit. 

Estados Unidos

Em Wall Street, o indicador futuro das bolsas norte-americanas aponta para uma abertura indefinida. Mas, investidores aguardam a divulgação das vendas de imóveis pendentes de fevereiro.

Brasil

Aqui no Brasil, o Ibovespa deverá acompanhar o desempenho externo.

Segundo o relatório do Bradesco, o destaque deve ser o anúncio do contingenciamento do governo federal, que deve incluir o de aumento de impostos. Além disso, a Câmara pode votar ainda hoje o projeto de recuperação fiscal dos Estados, e os mercados permanecerão atentos às discussões da reforma da previdência. 

Agenda

E abrindo a agenda de indicadores internos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o setor de serviços apresentou recuo de 2,2% no volume de serviços prestados em janeiro, frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, após ter registrado crescimento de 0,7% em dezembro e de 0,0% em novembro. Na série livre de influências sazonais, o segmento de Serviços de informação e comunicação apresentou crescimento de 5,5%, enquanto que os demais segmentos registraram recuos.

Já o Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas avançou 2,9 pontos em março de 2017, para 90,7 pontos, o maior nível desde maio de 2014 (92,2). Com o resultado, a média do primeiro trimestre fecha em 89,2 pontos, 3,5 pontos acima do trimestre anterior.

Empresas

A Prumo Logística anunciou que no ano de 2016, a receita líquida consolidada foi de R$ 143,6 milhões, referente a serviços portuários na Porto do Açu, cessão do direito real de superfície de terrenos do Porto do Açu e Reserva Ambiental Caruara, e receita relativa a contrato de reflorestamento da Reserva Ambiental Caruara com a Gargáu Energética e com a Ferroport. relativa a contrato de reflorestamento.

Câmbio

Por fim, no mercado de câmbio, o dólar deverá apresentar ganhos em relação às demais moedas globais.

(MR – Agência IN)