Sete dicas para comprar uma carta de crédito contemplada com segurança e fazer o melhor negócio

  •  
Sete dicas para comprar uma carta de crédito contemplada com segurança e fazer o melhor negócio Foto: Divulgação Sete dicas para comprar uma carta de crédito contemplada com segurança e fazer o melhor negócio

Veja neste artigo tudo o que você precisa saber para comprar uma carta de crédito contemplada sem dor de cabeça e como utilizar o seu crédito.

1. Confirme se a carta de crédito contemplada é verdadeira
É fundamental verificar junto à administradora do consórcio se a carta de crédito que você quer comprar existe e realmente foi contemplada. A ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) sugere que seja solicitada junto à administradora do consórcio uma declaração confirmando a condição de contemplação da cota, a data da assembleia de contemplação, o valor do crédito e seu rendimento financeiro.

2. Confira se a administradora de consórcio é autorizada pelo Banco Central
O Banco Central é o órgão responsável por fiscalizar as administradoras de consórcios que atuam no país. Assim, você pode verificar em seu site se a administradora do consórcio da cota contemplada que você deseja comprar está apta para funcionar.

3. Leia atentamente o contrato do consórcio
A orientação da ABAC é que toda a documentação sobre a carta de crédito do consórcio contemplado seja solicitada e lida atentamente pelo interessado na compra da cota.

Entre os documentos estão:
1. Ata da Assembleia Geral Ordinária que garante a contemplação da cota em questão;
2. Os comprovantes de todos os pagamentos efetuados das prestações até a data da transferência;
3. A lista de documentos pessoais e garantias para que a liberação do crédito seja efetuada ao novo cotista;
4. A cópia do contrato do consórcio.

O contrato de adesão comprova qual é o bem que está vendendo e confirma o valor do crédito. Também é possível verificar no contrato o número total de parcelas do consórcio, as regras de contemplação e a taxa de administração.

Assine o termo de transferência do contrato somente na sede ou na filial da administradora de consórcios, já que esse procedimento depende de sua aprovação. Portanto, não efetue qualquer pagamento antes da administradora aprovar a transferência do contrato.

4. Informe-se sobre a taxa de transferência do consórcio
Algumas administradoras podem cobrar uma taxa para a transferência do consórcio. Confira se essa cobrança existe, qual o valor da taxa e quem vai pagar essa despesa, você ou o consorciado contemplado. 

5. Muito cuidado com a venda de cartas de crédito contempladas pela internet
Nunca efetue pagamentos, passe seus dados pessoais, documentos e endereço a terceiros pela internet sem conhecer pessoalmente o vendedor e confirmar se a carta de crédito contemplada é verdadeira junto a administradora do consórcio.

6. Verifique no contrato quais são regras estipuladas para o uso da carta de crédito
Antes de assinar o termo de transferência leia-o atentamente. Confira todos os documentos entregues pela administradora e o contrato de adesão ao grupo de consórcio que está sendo transferido para conhecer os direitos e obrigações que você irá assumir. Esclareça toas as suas dúvidas: qual bem vai ser adquirido (móvel, imóvel ou serviço), garantias, o prazo de duração do grupo, valor das parcelas, despesas que serão cobradas, se há algum tipo de seguro, prazo para o uso do crédito contemplado, possibilidade de optar por bem diverso do determinado pelo plano (se de maior ou menor valor do bem original, forma de antecipação de pagamento de prestações, etc).

7. Compare as administradoras de consórcio
O Banco Central possui em seu site um ranking classificatório com as melhores e piores administradoras de consórcios do país em relação a sua qualidade de atendimento e resolução de problemas. Verifique a reputação da administradora de consórcio que administra a cota contemplada que você deseja comprar no site.

Quais tipos de consórcio existem no mercado e o que posso comprar com uma carta de crédito contemplada?
Serviços: viagens, eventos (festas de casamento, formatura), serviços médicos (cirurgia plástica), odontológicos, residenciais (construção e reforma), etc. 
Bens imóveis: imóvel já construído ou na planta e terreno. Construção ou reforma de imóvel, desde que seja no município de operação da administradora ou em município diverso, mediante autorização da administradora.
Bens móveis: qualquer veículo automotivo (carro ou moto), aeronave, embarcação, máquinas e equipamentos, moto aquática, ônibus de frota, caminhões, utilitários, entre outros; qualquer outro bem móvel ou conjunto de bens móveis que tiverem contratos referentes à bem móvel ou a um conjunto de bens móveis, incluem-se neste, eletroeletrônicos e móveis.

Vantagens do consórcio contemplado
Uma das principais vantagens na compra de uma cota de consórcio contemplado é que você não fica refém das taxas e prazos praticados pelos financiamentos existentes e pode pesquisar no mercado o bem ou serviço que deseja comprar, pagando um valor de prestação extremamente mais baixo, principal natureza do consórcio. 

Outra vantagem na compra da cota de consórcio contemplado é poder utilizar o valor da carta de crédito no momento em que você a adquire. Ou seja, você recebe o direito de retirar a carta de crédito para comprar o bem ou serviço à vista, antes de terminar de pagar o consórcio.

Ao seguir essas dicas, comprar uma carta de crédito contemplada certamente será um excelente negócio! A ConsorcioCred é uma empresa sólida, idônea que além de especializada em consórcios, tem amplo conhecimento e vasta experiência em consórcios contemplados. Para mais informações, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas em consorcio. Veja sua necessidade e realize seu sonho ou projeto agora mesmo! 

Escolha nos links abaixo uma carta de crédito contemplada que atenda a sua necessidade:
carta de crédito contemplada para imóveis
carta de crédito contemplada para automóveis.
carta de crédito contemplada para caminhões e/ou veículos pesados.

(Redação - Agência IN)