Com o dólar alto, vale a pena fazer compras no exterior?

  •  
Com o dólar alto, vale a pena fazer compras no exterior? Foto: Divulgação Com o dólar alto, vale a pena fazer compras no exterior?

No últimos anos, os brasileiros têm marcado presença entre os turistas que mais gastam no exterior. Os altos impostos que alguns produtos têm no Brasil faz com que valha mais a pena comprá-los fora, mesmo quando se considera os impostos que precisam ser pagos. No entanto, a recente alta do dólar faz com muitos brasileiros se sintam inseguros em relação às compras no exterior.

Por isso, é comum se perguntar se ainda vale a pena comprar produtos fora do país. A resposta para essa questão pode ser diferente em cada situação, já que varia muito de acordo com o item que se deseja comprar.

Como saber o que vale a pena comprar
No momento de decidir ou não fazer compras no exterior, vale a pena usar a tecnologia ao seu favor. Nos sites das lojas, compare os preços lá fora e em lojas brasileiras antes de se aventurar. Isso permitirá uma melhor dimensão dos preços e perceber quais itens devem ser comprados fora.

Leve em consideração que algumas compras podem ultrapassar o valor máximo de compra fora do país, que atualmente é de US$ 500. Nesses casos, é aplicada uma multa de 50% do valor excedente, caso ele não seja declarado e taxado devidamente. Portanto, dependendo do produto, pode sair mais econômico comprar no Brasil, mesmo com os impostos locais.

Viagem econômica
Com o dólar mais caro, muitas companhias já oferecem preços mais baratos para quem busca viajar para fora do país, evitando que o setor aeroviário também entre em recessão. Alguns sites, como o Viajanet por exemplo, oferecem passagens promocionais e indicam o melhor período para viajar de acordo com os preços. Isso também deve ser levado em conta, já que o preço dos bilhetes pode deixar a viagem mais cara e elevar o custo dos produtos que serão comprados.

(Redação - Agência IN)