Como ser contemplado mais rápido no consórcio

  •  
Como ser contemplado mais rápido no consórcio Foto: Divulgação Como ser contemplado mais rápido no consórcio

Muitas pessoas, ao comprar um consórcio, se perguntam em quanto tempo serão contempladas, pois o objetivo mais esperado de todo consorciado é ter a cota de consorcio contemplado em mãos antes do término do grupo.

Se você não tem pressa nenhuma para ser sorteado, o que é normal em consórcio, não há problema, mas você sabia que existem maneiras de ser contemplado mais rapidamente? Se for o seu caso veja as dicas que preparamos para você neste artigo!

A contemplação poder ser por lance ou sorteio. O sorteio ocorre mensalmente e o consorciado precisa estar em dia com o pagamento das mensalidades. Mas se você não quer depender do sorteio, pode optar pelo lance e assim aumentar suas chances de contemplação. Existem três tipos de lances:

Lance comum - quando o consorciado oferta um adiantamento de parcelas para tentar antecipar a contemplação; 
Lance fixo - neste tipo de lance é a administradora do consórcio quem define o número de parcelas necessárias para antecipar a contemplação, ou seja, com valor fixo;
Lance embutido - comum em consórcios imobiliários. A administradora fixa um valor da carta de crédito no lance embutido. Por exemplo, a administradora pode fixar 20% do valor da carta de crédito no lance. Se ela vale R$ 50 mil, o lance embutido terá valor de R$ 10 mil.

É sempre importante ressaltar que é necessário consultar as regras de cada administradora de consórcio e prestar atenção no que está especificado em seu contrato de adesão.

Você também pode utilizar o FGTS para ofertar lances ou antecipar suas parcelas, aumentando sua chance de ser contemplado mais rápido no consórcio. 

Existem épocas do ano melhores para oferecer lances e aumentar as chances de ser contemplado: férias, natal, ano novo e carnaval. Os consorciados optam por não oferecer lances ou oferecer lances de menor valor já que nesses meses têm despesas extras como festas de fim de ano, viagens de férias, carnaval, IPVA, IPTU e compra de materiais escolares para os filhos, por exemplo. Menos lances ou lances menores, mais chances.

Toda administradora de consórcio possui um extrato com os últimos lances ofertados, assim você pode ver qual valor médio tem sido oferecido como lance e pode planejar seus lances com mais segurança.

Depois da realização da assembleia mensal, a administradora informará ao grupo quais foram os consorciados contemplados. Os contemplados então devem informar à administradora qual o bem e o fornecedor escolhido por eles e providenciar toda a documentação necessária para a avaliação do bem, aprovação e liberação do crédito.

Quando a administradora receber toda a documentação solicitada por ela, fará a análise da mesma. Com todos os documentos conferidos e aprovados, o analista do processo entrará em contato por telefone ou e-mail com o consorciado para informar sobre a finalização do processo e o tempo para a liberação do crédito. Para garantir que o consorciado contemplado conseguirá efetuar o pagamento do saldo devedor, a administradora exigirá garantias para que a carta de crédito seja liberada, que pode ser o próprio bem ou outro em seu nome. Cada administradora possui um tempo diferente para recebimento da documentação, análise e liberação do crédito. O prazo mínimo, geralmente, é de três dias úteis após a data contemplação.

Gostou das nossas dicas? Faça agora mesmo seu consórcio e conquiste o bem móvel, imóvel ou serviço que tanto sonha de forma segura, planejada e economizando. Não perca mais tempo! 

A ConsorcioCred é uma empresa sólida, idônea, conceituada no mercado, especializada em consórcios e cotas contempladas com amplo conhecimento e vasta experiência na área. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

(Redação - Agência IN)