Confira dicas para aproveitar melhor o cartão em viagens de férias

  •  

As férias de verão chegaram e esse é o momento em que muitas famílias aproveitam para viajar, conhecer lugares diferentes e sair da rotina. Para garantir que a viagem ocorra de forma tranquila e sem dificuldades, os cartões de crédito ou débito são essenciais, desde o momento de reservar as passagens a fazer as compras para trazer para casa. No entanto, alguns cuidados e providências devem ser tomados para que a viagem tenha apenas bons momentos. A American Express reuniu algumas das dicas mais importantes para ajudar os viajantes a aproveitar dias de lazer e diversão.

A primeira dica é verificar no site do cartão se há serviços e produtos credenciados que oferecem descontos e vantagens no país de destino como, por exemplo, desconto em lojas, hotéis e até mesmo passagens aéreas. Assim fica mais fácil e divertido aproveitar todos os benefícios oferecidos pelo cartão. Para os clientes da American Express, há vantagens em diversos estabelecimentos nos mais diferentes países do mundo, assim como oportunidades de ganhar prêmios ao acumular pontos ao utilizar o cartão.

Antes de viajar, é importante que o cliente primeiro cheque se o cartão estará válido durante toda a viagem e se não está por expirar. Depois, é preciso que o cliente avise a companhia do cartão de crédito o seu país de destino. Dessa forma, o cartão não é bloqueado quando for utilizado em outros países, por exemplo, já que a empresa pode considerar esse tipo de uso uma atividade suspeita.

Além disso, é recomendável levar uma lista de telefones internacionais gratuitos para contatar a administradora em caso de roubo ou perda durante as férias. É necessário, também, verificar a cobertura oferecida para esses casos e quais os passos necessários para receber outro cartão em qualquer parte do mundo. Para os que possuem cartões da American Express, eles oferecem uma gama de seguros de viagens internacionais e os clientes podem verificar as coberturas e procedimentos para perda ou roubo de cartão no site dos cartões.

Ao usar o cartão no exterior, os consumidores devem sempre se lembrar de checar se o valor que foi cobrado é realmente correto e guardar todos os comprovantes. Assim, quando a fatura chegar, é possível comparar os recibos com o que realmente foi cobrado na fatura para evitar erros e duplicações. Também vale a pena verificar se o cartão de débito ou crédito vem com proteção de compra, que se aplica ao usar o cartão no exterior.

Outra dica importante é ficar atento quando usar o cartão nos caixas eletrônicos e nunca se esquecer de tirar o cartão da máquina, para evitar a dor de cabeça de solicitar outro cartão durante a viagem. Adicionalmente, é válido olhar que tipo de seguro é oferecido caso o cartão seja clonado ou sofra algum tipo de crime, para checar se o cliente está seguro caso algo aconteça com o cartão durante a viagem, não tendo que se responsabilizar por gastos indevidos.

Por último, é recomendável trocar o código de segurança do cartão para um número fácil de ser memorizado. Dessa forma, fica mais seguro para o cliente tirar dinheiro em caixas eletrônicos se necessário, o que confere ainda mais usabilidade ao cartão de crédito durante a viagem.

(Redação – Agência IN)

Última modificação emTerça, 07 Janeiro 2014 10:09