Pokémon Go pode levar a aumento de roubos de celulares

  •  
Pokémon Go pode levar a aumento de roubos de celulares Foto: Divulgação

Febre mundial, o jogo Pokémon Go chegou ao Brasil nesta quarta-feira e o especialista em segurança do GRUPO GR, Niv Yossef, alerta para um possível aumento de roubos de celulares no país. Ontem, no Espírito Santo, já foi registrado um assalto enquanto um adolescente estava à procura do Pokémon.

“As pessoas ficam distraídas usando o celular e não percebem nada a sua volta, um prato cheio para criminosos. A tendência é um aumento no número de roubos de celulares nas grandes capitais”, comenta o especialista.

DICAS DE SEGURANÇA DO GRUPO GR PARA EVITAR ROUBOS DE CELULARES

CELULARES

- Atender o celular na rua, deixa o usuário distraído e, ao mesmo tempo, vulnerável;
- Não use celular na cintura e/ou em bolsos, pois permite que os assaltantes possam furtá-lo com facilidade;
- Para evitar chamar atenção, coloque seu aparelho no modo vibratório ou silencioso;
- Nunca o deixe o celular à mostra;
- Nunca caminhe com o aparelho nas mãos;
- Se estiver andando na rua, procure um estabelecimento comercial ou um local mais seguro para usar seu aparelho;
- Apesar de ser proibido por lei, ainda é comum ver as pessoas falando ao volante. Neste momento, o usuário, por estar distraído, é um alvo fácil para os meliantes, além de poder causar acidentes;
- Não deixe seu celular sobre mesas, balcões e cadeiras de restaurantes ou lojas, pois os meliantes aproveitam qualquer descuido para furtá-los;
- Evite atender ligações ou usar o celular enquanto está em taxis, principalmente parados no transito, hoje os assaltantes estão cada vez mais ousados e mesmo com vidros fechados, utilizam armas de fogo para abordar as pessoas,
- Grandes centros comerciais, avenidas, parques, rodoviárias e aeroportos são locais de maior ocorrência de roubos e furtos de celulares.
- Os assaltantes acompanham a vítima e, ao menor sinal de desatenção do usuário, o assaltante age. Fique sempre alerta!
- Fique atento a movimentação de pessoas estranhas. Se sentir que alguém está te seguindo, procure permanecer em um local com bastante movimento de pessoas ou procure um policial ou segurança no local.
- Além de tomar precauções, também é possível fazer um seguro, o que costuma ser viável para máquinas novas e de alto valor. Deve-se, porém, atentar para a cobertura do seguro, pois muitos contratos não cobrem furtos simples, somente roubos e furtos qualificados.

(Redação - Agência IN)