Sugestões práticas de sobremesas para o fim de ano

  •  
Doces prontos são opções para as refeições de Ano Novo Foto: Divulgação Doces prontos são opções para as refeições de Ano Novo

Os chefs Ana Rita Mello, proprietária da fábrica artesanal Nano Doces, e Daniel Martins, do Bardega, wine bar localizado no Itaim (zona oeste de SP), dão dicas práticas de sobremesas que podem ser agregadas às ceias de Ano Novo.

 

Enquanto Ana Rita apresenta doces que já vêm prontos para a mesa de confraternização, Daniel sugere uma receita de simples preparo. Ambos buscam facilitar a vida de quem prepara a ceia no momento de correria e visitas.

Doces prontos
Os produtos da Nano Doces incluem grande variedade: Pavês de chocolate, doce de leite e frutas vermelhas; Tiramisùs; tortas, como a Torta Nano, feita especialmente para o Natal, de uvas passas pretas e brancas, amêndoas, nozes, frutas secas, canela e a Torta de cheesecake de frutas vermelhas; mousses, como de limão siciliano, chocolate e goiabada; e Petit Gateau com sorvete, incluindo os sabores chocolate, doce de leite, limão siciliano e outros. Nozes e frutas secas podem ser usadas como incremento.

Além de serem prontas, as sobremesas da Nano são práticas para levar a outros locais e viagens, já que podem ser servidas em diversas ocasiões se forem mantidas em um congelador ou em uma geladeira portátil. Também simplificam na hora de arrumar a bagunça, pois vêm em potinhos de vidro, não dando o trabalho de lavar louça. Produtos da marca são encontrados nas lojas da rotisseria Pastificio Primo e rede de supermercados St. Marche.

Receita fácil
No preparo do Crumble de panettone e amêndoas, você pode economizar usando o resto do panetone que ainda não terminou de comer. A receita demora 20 minutos para ficar pronta e rende quatro porções.

Ingredientes

- Meio panettone do dia seguinte (ou o que restar dele);
- 2 maçãs verdes;
- 2 colheres de sopa de manteiga com sal;
- 1 colher de chá de canela em pó;
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou refinado;
- Meia xícara de chá de amêndoas laminadas ou inteiras.

Modo de preparo

- Doure as amêndoas na manteiga e reserve. Na mesma manteiga doure os pedaços de maçã cortados com casca e de tamanhos semelhantes (nada muito pequeno e trabalhoso);
- Rasgue o panetone em lascas grandes e coloque em uma assadeira pequena. Adicione as maçãs e as amêndoas, polvilhe o açúcar, a canela e o restante da manteiga que sobrou na frigideira;
- Asse em forno bem forte por 10 minutos ou até que fique bem dourado e crocante por cima;
- Sirva ainda quente com sorvete de baunilha e para os inspirados uma tacinha de licor de amêndoas.

Bom apetite!

(Redação - Agência IN)