INSS envia comunicado a quem pode requerer benefícios da aposentadoria

  •  
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já enviou cartas aos segurados urbanos que preenchem os requisitos para se aposentar por idade no mês de setembro Foto: Divulgação O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já enviou cartas aos segurados urbanos que preenchem os requisitos para se aposentar por idade no mês de setembro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já enviou cartas aos segurados urbanos que preenchem os requisitos para se aposentar por idade no mês de setembro. A correspondência dá um aviso ao cidadão de que ele pode requerer ao benefício a partir da data de seu aniversário. Neste lote estão 2.974 cartas-aviso, de tal forma que 1.685 foram destinadas às mulheres e 1.289 aos homens.

Dentre as pessoas que recebem a documentação estão os homens que completaram 65 anos a partir de setembro e, nos caso das mulheres, que fizeram 60 no mesmo período. Nos dois casos são necessárias 180 contribuições. O aviso mostra orientações aos segurados a respeito de como devem fazer para requerer seus benefícios.

Quem não receber a carta e se enquadrar nas condições de aposentadoria por idade, precisa providenciar a atualização de seu cadastro, agendando atendimento pela Central 135. O INSS ressalta que é fundamental manter os dados sempre atualizados, uma vez que os comunicados do Instituto são sempre feitos por correspondência.

No documento constam nome, Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), além da data de nascimento, sexo, informação sobre a quantidade de contribuições ao INSS e estimativa da renda mensal do benefício, com base nos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

(Redação- Agência IN)