Índice de confiança de serviços recuou em março

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Índice de confiança de serviços recuou em março (Foto: Pexels) Índice de confiança de serviços recuou em março

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), da Fundação Getulio Vargas, caiu 11,6 pontos em março, para 82,8 pontos, acumulando queda de 13,4 pontos no primeiro trimestre de 2020. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 4,5 pontos.

“A confiança de serviços, que já vinha apresentando resultados fracos nos primeiros meses do ano, despenca sob impacto do coronavírus. O resultado já mostra que mesmo em março o setor enfrentou dificuldades e o volume de serviços foi afetado. Mas o recuo realmente expressivo foi registrado nas expectativas dos empresários, sugerindo que o setor está muito assustado com este momento de muita incerteza e projeta mais dificuldades ainda para os negócios nos próximos meses”, avaliou Rodolpho Tobler, economista da FGV IBRE.

A variação negativa do ICS impactou todos os 13 segmentos da pesquisa e foi determinada pela deterioração das expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA-S) caiu pelo terceiro mês consecutivo. A queda de 5,0 pontos levou o indicador a atingir 85,2 pontos, o menor nível desde dezembro de 2017 (84,7 pontos). O Índice de Expectativas (IE-S) despencou 18,1 pontos, para 80,8 pontos, o menor patamar desde junho de 2016 (78,0 pontos).

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) do setor de serviços caiu 0,9 ponto percentual para 82% após duas altas consecutivas.

Nos primeiros três meses do ano, todos os índices-síntese do setor de serviços recuaram em comparação com último trimestre de 2019. O mesmo se deu na comparação interanual dos índices, destacando-se pela variação negativa de dois dígitos, principalmente do IE-S que despencou 15,6 pontos entre março do ano passado e março do ano atual. “O resultado trimestral confirma o momento difícil que o setor enfrenta e que o cenário que se desenha para os próximos meses é de maior dificuldade considerando o aumento de incerteza provocado pela pandemia”, analisa Rodolpho Tobler, economista da FGV IBRE.

Em termos setoriais, a maior contribuição para queda do ICS no primeiro trimestre do ano veio dos serviços de Transportes cuja confiança recuou 14,8 pontos após aumento de 0,8 ponto no trimestre anterior. Os serviços de Informação e Comunicação e os serviços Profissionais também acumularam quedas acima de dois dígitos após registrarem resultados positivos no quarto trimestre de 2019. Para os serviços prestados às Famílias e Outros Serviços, no entanto, o declínio foi mais suave com recuos de 4,2 pontos e 7,5 pontos no período atual.

(Redação – Investimentos e Notícias)