Monitor do PIB registra crescimento na atividade econômica

  •  
Monitor do PIB registra crescimento na atividade econômica Foto: Divulgação

A FGV divulgou o Monitor do PIB na série dessazonalizada, onde houve crescimento da atividade econômica de 0,1% no terceiro trimestre, em comparação ao segundo trimestre e de 0,3% em setembro, em comparação a agosto.

Segundo a FGV, na comparação interanual a economia também apresentou crescimento nestas comparações: 0,9% no terceiro trimestre e 2,1% em setembro.

O Monitor do PIB-FGV estima que a taxa de crescimento do PIB de 2018 será revista para cima (de 1,1% para 1,4%), e estima também novos resultados trimestrais para 2018 e 2019. Com isso, foram também estimadas as taxas de variações trimestrais a partir do 1º trimestre de 2017.

'O crescimento da economia no terceiro trimestre, pelo lado da oferta, é resultado do bom desempenho registrado na agropecuária, indústria (exceto transformação) e serviços (exceto transportes e intermediação financeira). Pelo lado da demanda destaca-se a formação bruta de capital fixo com todos seus componentes positivos inclusive a construção. Enquanto a indústria de transformação estagnou no terceiro trimestre, a exportação apresentou a terceira queda consecutiva. O desempenho da exportação é explicado, de forma geral, pela desaceleração da economia mundial e, de maneira específica pela retração da economia argentina, importante parceira comercial do Brasil.' afirma Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

A economia cresceu 0,1% no terceiro trimestre, na comparação com o segundo, e 0,9%, na comparação com o mesmo trimestre de 2018. Nas duas comparações, apenas a indústria não apresentou crescimento, na análise das grandes atividades econômicas. A exportação também apresentou queda nas duas métricas enquanto o consumo do governo retraiu apenas na análise interanual.

(Redação - Investimentos e Notícias)