Vendas do comércio paulistano sobem 1% em agosto, revela ACSP

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Vendas do comércio paulistano sobem 1% em agosto, revela ACSP Foto: Divulgação

Segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o comércio paulistano registrou ligeira alta nas vendas de agosto.

De acordo com a ACSP, no mês passado, o comércio teve alta de 1% nas vendas, apesar de enfraquecer diante dos meses anteriores. O movimento registrou crescimento médio ante igual período de 2018.

O motivo foi o frio tardio durante o mês, que também fez o indicador de vendas à vista subir 1,4% na comparação anual, já que houve mais procura por itens de vestuário, calçados e artigos de uso pessoal beneficiados pelo clima. Já nas compras parceladas ou a prazo a alta foi de apenas 0,6%.

"Isso mostra que o consumidor, inseguro no emprego, continua cauteloso em fazer compras parceladas - como as de móveis e eletrodomésticos, por exemplo", afirma Emílio Alfieri, economista da ACSP.

A alta média de 1,3% na comparação com julho, puxada pela venda à vista de itens em liquidação da coleção outono-inverno.

As lembranças para o Dia dos Pais também ajudaram as vendas a crescerem 6,1%. Já no movimento a prazo, o resultado ficou negativo em 3,5%. "São resultados normais, que refletem a sazonalidade do mês e melhoram com a data comemorativa", diz Alfieri. "Porém, mesmo com essa data na quinzena, o resultado das vendas parceladas é reflexo dessa cautela."

No acumulado de janeiro a agosto de 2019, a alta média ficou em 1,8%, sendo que as vendas à vista cresceram 2,4% no período, e as a prazo, 1,2%. "Ao analisar o resultado do ano, embora tenham predominado grandes flutuações ao longo dos meses, o número ficou ligeiramente abaixo da projeção de alta de 2% nas vendas para o comércio paulistano no mês", afirma.

No entanto, setembro reserva boas perspectivas. Embora seja considerado um mês fraco para o comércio, as promoções e ofertas da recém-lançada Semana do Brasil, que será realizada entre os dias 6 e 15 de setembro, devem ajudar a melhorar os resultados das vendas no período.

Além disso, segundo a ACSP: "Muitos varejistas estão se engajando em função dessa campanha para melhorar o movimento. Com a ajuda da liberação do FGTS e do PIS/PASEP, mais a antecipação do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS, esse número pode surpreender".

(Redação - Investimentos e Notícias)