Vendas do varejo crescem 5,8% em novembro, aponta ACSP

  •  
Vendas do varejo crescem 5,8% em novembro, aponta ACSP Foto: Divulgação

As vendas do comércio paulistano em novembro tiveram uma alta bastante significativa graças a consolidação da Black Friday no varejo, apontou o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

De acordo com o balanço, o movimento registrou crescimento médio de 5,8%, ante igual período de 2018.

O indicador de vendas à vista subiu 7,6%, na comparação anual. Enquanto nas compras parceladas ou a prazo, a alta foi de 4%, puxada pelo aumento do crédito pessoa física.

Além das ofertas de Black Friday, a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a queda dos juros, o crescimento do emprego, ainda que informal, foram os fatores que ajudaram a alavancar o mês.

De um ano para cá, foram 1,6 milhão de novas vagas, embora grande parte delas seja de origem informal. Mesmo sem condições de abrir um crediário, o trabalhador já tem um dinheiro extra para gastar, afirma a entidade.

Na comparação com o mês anterior, a alta média foi ainda maior, de 11,2% - sendo 16,3%, nas vendas à vista e crescimento de 6,1% no movimento a prazo. No acumulado de janeiro a novembro, a alta média foi de 2,3%, sendo que as vendas à vista cresceram 3,1% no período, e as a prazo, 1,5%.

(Redação - Investimentos e Notícias)