Data de pagamento do IPVA 2019 com desconto chega ao fim em alguns estados do Brasil

  •  
Destaque Data de pagamento do IPVA 2019 com desconto chega ao fim em alguns estados do Brasil Foto: divulgação Data de pagamento do IPVA 2019 com desconto chega ao fim em alguns estados do Brasil

Janeiro é marcado pela chegada de alguns impostos conhecidos pelos brasileiros. IPVA e IPTU são contas aguardadas por muitas pessoas no início do ano. Exemplo que comprova isso é o grande número de trabalhadores e aposentados que destinam o 13° salário para efetuarem o pagamento dessas tarifas.

A grande vantagem é que, em muitas cidades e estados, é possível pagar essas contas com descontos oferecidos que podem reduzir o preço e possibilitar o pagamento integral desses impostos.

Porém, chegando à última semana do mês, muitos contribuintes já receberam as contas. Entretanto a falta de atenção ou planejamento pode levar à perda do período de desconto, ou mesmo do pagamento normal, gerando juros e mais problemas.

Veja como está a situação da data de pagamento do IPVA nos principais estados do Brasil:

Em São Paulo, motoristas que possuem automóveis com placa com final 0 conseguiram pagar a cota única do imposto com desconto ou a primeira parcela do IPVA parcelado até ontem (22/01).

Desde o dia 9 de janeiro, a tabela de pagamentos e de descontos começou a ser utilizada, usando como critério a numeração final das placas dos veículos, começando pelas placas que terminam com 1 e acabando agora com placas terminadas em 0.

No Distrito Federal, o prazo para pagamento da cota única com desconto e da primeira parcela também encerrou ontem, (22/01). Na verdade, consequiram aproveitar o desconto e pagar a primeira parcela sem juros, apenas proprietários de veículos que possuem placas com numeração com final 9 ou 0. Para as outras placas o período tambpem acabou, tendo começado dia 18/01.

No Rio de Janeiro, começou na segunda-feira (21/01) o pagamento com desconto e da primeira parcela. Diferentemente de outros estados, os primeiros que tiveram que pagar foram os contribuintes que possuem automóveis com placas terminadas em 0. O período segue até dia 01/02, data limite para que motoristas que possuem veículos com placas com final 9 paguem o IPVA.

O prazo para pagamento da primeira parcela e da cota única com desconto no Paraná começa na quinta-feira (24/01). Até essa data, motoristas que possuem automóveis com placas terminadas em 1 e 2 devem efetuar o pagamento. O prazo encerra no dia 30/01, data limite para o pagamento do IPVA dos veículos que possuem placas com final 9 ou 0.

Já em Minas Gerais, o prazo para descontos chegou ao fim na última sexta-feira dia 18/01. Quem não pagou a primeira parcela ainda, deve baixar a guia de arrecadação o quanto antes, evitando mais juros sobre o imposto.

Independentemente do estado, é importante ter atenção à realização de um planejamento para o pagamento do IPVA. Normalmente, o desconto oferecido gira na casa dos 3%, valor que pode ser relevante e pode ser usado para contribuir para pagar outros impostos, como o IPTU.

Além disso, é preciso ter atenção ao calendário de pagamento das segundas parcelas, afinal o que já é complicado, pode piorar ainda mais com os juros aplicados. Por isso, é bom já deixar marcado na agenda, ou mesmo programar para antecipar o pagamento, evitando mais problemas.