Pagamento do IPTU à vista pode trazer benefícios aos contribuintes

  •  
Destaque Pagamento do IPTU à vista pode trazer benefícios aos contribuintes Foto: divulgação Pagamento do IPTU à vista pode trazer benefícios aos contribuintes

Para muitas pessoas, o começo do ano é marcado pela preocupação com o pagamento de algumas contas importantes que chegam nessa época. Material escolar, matrículas de escolas, IPVA e IPTU são exemplos de gastos que são comuns nos primeiros meses do ano e, muitas vezes, preocupam os contribuintes.

Porém, nem sempre o pagamento dessas contas precisa se tornar um grande problema para as pessoas. Existem formas de negociar essas despesas para que tornem mais suaves e não afetem tanto o planejamento financeiro.

O IPTU é considerado por muitos contribuintes o grande vilão dessa época o ano. O Imposto Predial e Territorial Urbano é a tarifa cobrada de todas as pessoas que possuem ou são responsáveis por algum imóvel localizado em área urbana.

O imposto tem como objetivo permitir que as prefeituras tenham uma fonte de arrecadação de recursos. Dessa forma, o recolhimento do IPTU fica por conta dos municípios, que são responsáveis por definir os detalhes do imposto.

Além de definir o valor do IPTU, a data de pagamento e as condições de isenção, as cidades também definem a forma de pagamento.

Para incentivar o pagamento em dia, as prefeituras das grandes cidades do país disponibilizam descontos que podem ser aplicados ao valor do imposto, porém, seguem alguns critérios.

Em São Paulo, os boletos começaram a ser enviados no dia 17/01. O contribuinte tem a opção de parcelar o valor do imposto ou pagar à vista com desconto de 3%. O calendário de vencimento do desconto varia de acordo com o envio dos carnês, o prazo determinado pela prefeitura estabelece o período entre os dias 01 e 28 de fevereiro.

Vale lembrar que o valor do IPTU em São Paulo sofreu reajuste de 3,5%. Segundo a prefeitura, o valor do reajuste foi proporcional à inflação estimada para o ano de 2018.

Moradores da cidade do Rio de Janeiro também sofreram com aumento de 3,86% sobre o valor do IPTU. Os contribuintes da capital carioca que efetuarem o pagamento da parcela integral à vista até o dia 7 de fevereiro, contarão com desconto de 7% sobre o valor total do imposto. Além disso, também é possível dividir o IPTU em parcelas que podem ser pagas ao longo do ano.

Já em Belo Horizonte, o período para os contribuintes pagarem o IPTU com desconto já chegou ao fim. Moradores que pagaram o valor integral à vista até o dia 21/01, receberão um desconto equivalente a 5% sobre o valor total do imposto.

O desconto gerado pelo pagamento à vista é uma boa oportunidade para contribuintes que realizaram um planejamento financeiro e se programaram para o pagamento deste imposto. A redução da despesa pode ser uma boa oportunidade para usar o valor do desconto para começar a pensar no pagamento do próximo ano.

Se o contribuinte usar o valor do desconto para aplicar essa quantia e criar uma reserva financeira, é possível que, no próximo ano, o pagamento seja realizado apenas com os rendimentos proporcionados por este investimento.

Para isso é fundamental realizar um planejamento, analisar as vantagens do pagamento à vista, escolher uma alternativa interessante para investir e buscar os melhores caminhos para alcançar esse objetivo.