Fed decide pela manutenção da taxa de juros dos EUA

  •  
Fed decide pela manutenção da taxa de juros dos EUA Foto: Divulgação

O Federal Reserve - Fed acaba de anunciar que manterá as taxas de juros dos Estados Unidos. O Banco Central americano sinalizou que os custos dos empréstimos permanecerão inalterados indefinidamente, colocando como expectativa, o crescimento econômico moderado e o baixo desemprego, indicando que esses índices devem continuar até as eleições presidenciais do próximo ano

A taxa básica de juros permaneceu em sua atual meta, entre 1,50% e 1,75%. Segundo a análise do Comitê Federal de Mercado Aberto - Fomc, não há previsão de mudanças nas taxas de juros até pelo menos 2021.

As novas projeções econômicas foram responsáveis pela decisão de 13 dos 17 formuladores de política monetária do Fed. Os outros quatro viram apenas um aumento nas taxas no próximo ano.

O Banco Central norte-americano resolveu trabalhar com calma, após um ano bastante volátil em que os riscos de recessão se elevaram. Além disso, de acordo com o Fed, a curva de juros dos EUA se inverteu e a política comercial trouxe constantes turbulências aos mercados.

"O Comitê julga que a postura atual da política monetária é apropriada para dar suporte à expansão sustentada da atividade econômica, a condições fortes de mercado de trabalho e inflação próxima à...meta simétrica de 2%", afirmou o Fed ao fim de dois dias de reunião.

Não houve dissensos no comunicado de política, que foi o primeiro sem discordâncias desde a reunião de 30 abril-1º de maio.

Por fim, em meio à guerra comercial EUA-China, o Fed afirmou que continuará a monitorar desenvolvimentos globais para uma possível mudança da taxa de juros, além de um olhar mais adequado para a inflação.

(Redação - Investimentos e Notícias)