Livro Bege aponta que COVID-19 já interfere nas atividades

  •  
Livro Bege aponta que COVID-19 já interfere nas atividades (Foto: Pexels) Livro Bege aponta que COVID-19 já interfere nas atividades

O Federal Reserve (FED) divulgou nesta quarta-feira, 02, o Livro Bege. O documento mostra que a maioria dos distritos apontaram a expansão econômica como modesta ou moderada. Porém, a Filadélfia e outros três distritos observaram que a atividade começou a diminuir no início de novembro, à medida que os casos de COVID-19 aumentaram. 

Os contratos bancários em vários distritos reportaram alguma deterioração das carteiras de crédito, em particular para o crédito comercial aos setores de lazer e hotelaria. Além disso, um aumento na inadimplência em 2021 é mais amplamente previsto.

A maioria dos distritos relatou que as perspectivas das empresas permaneceram positivas; no entanto, o otimismo diminuiu - muitos contatos citaram preocupações sobre a recente onda de pandemia, restrições obrigatórias (recentes e futuras) e as datas de expiração iminentes para benefícios de desemprego e moratórias sobre despejos e execuções hipotecárias.

Emprego 

Quase todos os distritos relataram que o emprego aumentou, mas para a maioria, o ritmo foi lento, na melhor das hipóteses, e a recuperação permaneceu incompleta. As empresas que estavam contratando continuaram relatando dificuldades para atrair e reter trabalhadores. Muitas empresas notaram que o aumento acentuado nos casos de COVID-19 precipitou mais fechamentos de escolas e fábricas e renovou os temores de infecção, o que agravou ainda mais os problemas de oferta de trabalho. 

Apesar das dificuldades de contratação, as empresas na maioria dos distritos relataram que os salários aumentaram a um ritmo leve ou modesto em geral. No entanto, muitos notaram uma maior pressão para aumentar as taxas de trabalhadores pouco qualificados, especialmente em áreas remotas. As empresas de recrutamento descreveram um maior sucesso de colocação com taxas competitivas, e uma empresa instituiu uma taxa de salário mínimo para seus clientes industriais.

Preços

Na maioria dos distritos, as empresas relataram aumentos modestos a moderados dos preços dos insumos, enquanto os preços de venda dos bens finais aumentaram de um ritmo ligeiro a modesto. Novamente observaram que os casos de COVID-19 causaram interrupções e atrasos contínuos entre produtores e transportadores com equipe reduzida - aumentando os custos de transporte, que são então repassados aos compradores.

(Redação – Investimentos e Notícias)