China no radar dos investidores nesta terça-feira (02)

  •  
China no radar dos investidores nesta terça-feira (02) (Foto: Divulgação) China no radar dos investidores nesta terça-feira (02)

As principais bolsas de valores globais apresentam sinais opostos nesta terça-feira, 02, com investidores de olho em dados chineses. Com isso, os índices europeus e norte-americanos operam de lado.

Ásia

Na Ásia, as bolsas permaneceram fechadas.

Por lá, o Markit Economics divulgou que o PMI Caixin industrial da China avançou para 51,7 pontos em dezembro, contra os 50,8 pontos de novembro. Analistas previam 50,6 pontos no mês.

Europa

Na Europa, as bolsas apresentam sinais opostos.

Entre os dados locais, o instituto Markit Economics divulgou que o índice gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial dos 17 países que compõem a zona do euro ficou em 60,6 pontos em dezembro deste ano. O resultado veio em linha com o mês anterior (60,6). Vale lembrar que toda marcação acima dos 50 pontos indica expansão do setor.

EUA

Em Wall Street, bolsas apresentam ganhos.

Brasil

Aqui no Brasil, o Ibovespa avança 1,6%.

Agenda

O Banco Central (BC) divulgou o Boletim Focus, que na medição, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional para 2017 avançou para 1,00%. Já para 2018, o prognóstico do PIB subiu para 2,70%.

Além disso, o Instituto Markit Economics anunciou que a economia industrial do Brasil melhorou ainda mais em dezembro, com a continuidade da recuperação na quantidade de novos trabalhos sustentando o crescimento dos volumes de produção e de compras de insumos. Segundo o Markit, apesar de ter caído em relação ao recorde de alta de oitenta e um meses observado em novembro de 53,5 para 52,4 em dezembro, o Índice Gerente de Compras™ (PMI® ) IHS Markit para o Brasil, sazonalmente ajustado, indicou que a saúde do setor melhorou fortemente no final de 2017.

(Redação - Investimentos e Notícias)