Expectativa sobre os melhores investimentos em ações de empresas para 2019

  •  
Destaque Expectativa sobre os melhores investimentos em ações de empresas para 2019 Foto: divulgação Expectativa sobre os melhores investimentos em ações de empresas para 2019

O ano de 2019 começou com uma boa expectativa sobre o mercado financeiro. Assim como era esperado, as empresas estatais começaram o ano com bom desempenho na Bolsa de Valores, ajudando o Ibovespa a alcançar o seu recorde histórico.

Na última quarta-feira (09/01), o índice ultrapassou 93 mil pontos, aumentando mais ainda a expectativa de um bom ano para quem deseja investir e conseguir bons rendimentos no mercado de ações.

Essas boas expectativas possuem relação com as articulações do novo governo.A equipe de Jair Bolsonaro trouxe discussões econômicas pautadas em uma metodologia mais liberal, disposto a mudar a economia do país, incentivando o capital privado e reduzindo os gastos com as contas públicas.

As conversas sobre as possíveis aprovações de reformas, como a da previdência, a privatização de estatais e o corte de gastos públicos são fatores que tendem a influenciar o desempenho da Bolsa de Valores brasileira.

Dessa forma, os melhores investimentos de 2019 devem estar relacionados ao comportamento do mercado diante da movimentação do governo.

Neste cenário, não há como negar que as ações de empresas relacionadas às estatais podem assumir papel de destaque em 2019. Prova disso foi o que aconteceu na primeira dezena do ano, já que as ações da Petrobras tiveram alta de mais de 2% e as ações da Eletrobrás valorizaram mais de 6%.

Mesmo que não aconteça a privatização dessas empresas, o fato de estarem na pauta das discussões econômicas, gera uma valorização e aumenta a possibilidade dessas organizações receberem investimentos internos e externos.

Seguindo este caminho, as ações que podem entrar na lista de bons negócios em 2019, são os papéis de empresas como:

- Petrobras - PETR4
- Eletrobrás - ELET3
- Cemig - CMIG4
- Banco do Brasil - BBAS3

Outro setor que deve ser beneficiado com o crescimento da economia é o setor bancário. Caso aconteça o que é esperado, as grandes instituições financeiras privadas possivelmente expandirão suas linhas de crédito, valorizando suas ações na Bolsa de Valores.

A expectativa é que as ações que podem ser valorizadas neste contexto são:

- Itaú - ITUB4
- Bradesco - BBDC4

Um outro setor que deve ser impactado, caso aconteça esse crescimento da economia, é o setor de varejo e consumo em geral. O aquecimento do mercado financeiro deve atrair investimentos e possibilitar que o número de empregos aumente, aumentando também a renda das pessoas.

Jair Bolsonaro sinalizou que algumas das principais ações do governo devem girar em torno do objetivo de reduzir o desemprego no país. Se for cumprido, o caminho natural é que as pessoas consumam mais e isso valorize as empresas envolvidas no comércio e no varejo em geral.

Assim, algumas ações que podem ser valorizadas nessa situação são:

- Ambev (ABEV3)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR4)
- JBS (JBSS3)
- Lojas Americanas (LAME4)
- Lojas Renner (LREN3)
- Magazine Luiza (MGLU3)
- Via Varejo (VVAR3)

Por último, o setor imobiliário também pode ser valorizado em caso de crescimento da economia. Principalmente quando se fala no setor imobiliário que possui relação com o comércio, afinal, a valorização de shoppings centers está relacionada com o bom andamento das vendas.

Desse jeito, alguns papéis que podem ser boas opções são:

- BR Malls (BRML3)
- Eztec (EZTC3)
- Multiplan (MULT3)

Vale ressaltar que o mercado de ações é muito volátil. Essas estimativas não são definitivas e podem mudar rapidamente de acordo com o que o andamento da economia. Essas expectativas dependem do desempenho do novo governo e da recepção do mercado sobre essas decisões.

Portanto, para ter certeza sobre os melhores investimentos em ações de 2019, é necessário estudar o mercado e analisar as oportunidades que podem aparecer em cada situação que se desenha para a economia.