LFT atinge 10 mil pontos e valoriza 900% desde o ano 2000

  •  
Nas mesmas condições, a bolsa de valores renderia em torno de 500% Foto: Divulgação Nas mesmas condições, a bolsa de valores renderia em torno de 500%

As LFTs (Letras Financeiras do Tesouro), títulos públicos pós-fixados corrigidos pela taxa Selic, alcançaram valor nominal de R$ 10 mil no último dia 13. Essa marca significa rendimento acima de 900% para papéis comprados em julho de 2000 (data de início da atualização valor nominal desses títulos), e mantidos em carteira até hoje. Para efeito de comparação, nas mesmas condições a bolsa de valores, que bateu recorde nesta semana (Ibovespa atingiu 100 mil pontos), renderia em torno de 500%.

 

A diferença entre esses títulos públicos e as ações pode ser explicada pelo período relevante em que as taxas de juros domésticas estiveram muito altas e potencializaram a valorização dos ativos que rendiam a taxa Selic diária, como é o caso das LFTs. Por outro lado, as incertezas decorrentes do nível de atividade da economia e a falta de um crescimento sustentado comprometeu o rendimento da bolsa.

(Reda~]ao - investimentos e Notícias)