Mark Zuckerberg - biografia de um dos homens mais ricos do mundo

  •  
Mark Zuckerberg - biografia Foto: Wikipedia Mark Zuckerberg - biografia

Mark Elliot Zuckerberg é um dos homens mais influentes da atualidade. Programador e empresário norte-americano, Zuckerberg ficou mundialmente conhecido por se tornar o dono do que hoje seria a maior rede social de todos os tempos.

Fundador do famoso Facebook, que até o ano passado atingiu o patamar de rede social mais acessada do planeta, o rapaz de apenas 34 anos alçou alto seu voo.

Com pouca idade, Mark é hoje um dos homens mais ricos do mundo, possuindo uma fortuna estimada em 71 bilhões de dólares, segundo dados da Revista Forbes.

O CEO nasceu no dia 14 de maio de 1984, na cidade de White Plains, em Nova York, nos Estados Unidos. Casado desde 2012 com Priscilla Chan - que conheceu na universidade - Zuckerberg possui duas filhas: Maxima e August Chan Zuckerberg.

O garoto prodígio se formou na Universidade de Harvard, onde começou a cursar, em 2003, psicologia e ciência da computação. No entanto, Zuckerberg só recebeu seu diploma 14 anos depois, já que chegou a abandonar o curso para se dedicar à sua empresa criada em 2004.

O cofundador do Facebook virou milionário em 2006 quando tinha apenas 22 anos. No ano seguinte, as ações do Facebook já tomavam grande espaço nas Bolsas de Valores e fizeram de Zuckerberg o bilionário mais novo da história, com 23 anos.

marckzukerbergNome de registro: Mark Elliot Zuckerberg
Conhecido como: Mark Zuckerberg, fundador do Facebook
Patrimônio líquido estimado: US$ 71 bilhões
Empresa: Facebook
Nascimento: 14/05/1984
Nacionalidade: Americana
Reside em: Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos
Estado Civil: Casado
Filhos: 2

 

Curiosidades sobre o presidente do Facebook

· O interesse de Zuckerberg por programação começou quando seus pais deram a ele um livro chamado “C++ para Idiotas”. Desde então, ele começou a criar programas, sendo considerado por um professor particular ummenino prodígio.

· Com 13 anos, Mark desenvolveu sua primeira programação mais complexa, na qual sua família podia se conectar por meio de uma rede, chamada Zucknet. Além disso, ele também chegou a criar diversos jogos e outros programas quando ainda criança.

· De origem judaica, o dono do Facebook fez seu Bar Mitzvah (rito de passagem que os meninos judeus têm aos 13 anos de idade para marcar sua maturidade) com o tema do Star Wars, além de sua data de aniversário coincidir com a de George Lucas, criador do Star Wars.

· Mark também foi capitão da equipe de esgrima no ensino médio.

· Por mostrar grande interesse por computadores, entre 1998 e 2000, ele passou a aprender Programação Básica com o desenvolvedor de software David Newman e ingressou no Mercy College, onde se formou em programação.

· Sua primeira criação de sucesso se deu em 2001, quando ele conseguiu desenvolver um software capaz de rastrear as preferências musicais dos usuários on-line, chamado “Synapse Media Player”.

· O programa chamou a atenção de diversas empresas, que lhe fez chegar até a proposta milionária da Microsoft, interessada em comprar o programa e o contratar. No entanto, Mark recusou todas os convites e, em 2002, ingressou na Universidade de Harvard, onde seguiu desenvolvendo sites inovadores, ao lado de um grupo de amigos.

· Foi então que o Facebook começou a dar seus primeiros passos seguido pela fortuna do empresário, que também começou a ser formada naquele ano.

· Nessa época, baseado nas páginas com informações pessoais e fotos criadas pelos irmãos Cameron e Tyler Winklevoss, Zuckerberg criou o então chamado “Facemash”, site que publicava fotos das estudantes e permitia aos rapazes da universidade votar nas moças mais bonitas.

· Após alguns problemas relacionados à privacidade dos alunos e outros, Mark finalmente lançou em fevereiro de 2004 o Thefacebook.com, uma rede social que permitia que os usuários criassem perfis básicos, incluindo informações pessoais e fotos.

· A princípio, o site era voltado apenas para os universitários, mas em 2006 ele já tomava outra proporção, sendo aberto para o público em geral (desde que maiores de 13 anos). O The Facebook foi criado com 3 outros alunos, o brasileiro Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes.

· A chegada da rede social gerou muita polêmica, inclusive a denúncia de Cameron Winklevoss, Tyler Winklevoss e DivyaNarenya que disseram ter contratado Zuckerberg para programar uma rede social, o Harvard Connection. Segundo eles, Mark roubou a ideia para implantá-la no Face.

· O caso terminou em um acordo em que Mark teve que pagar aos irmãos Winklevoss a soma de 65 milhões de dólares para que a denúncia fosse retirada.

· Zuckerberg continuou sua saga de sucesso e entre outras marcas adquiriu nomes bastante conhecidos como os aplicativos Instagram – adquirido em meados de 2012 por pouco mais de 1 bilhão de dólares - e o WhatsApp – adquirido em 2014 por 16 bilhões de dólares.

Outras curiosidades: A vida paralela ao Facebook

· Mark é poliglota e fala fluentemente francês, hebraico, latim, grego antigo e mandarim, além do inglês.

· Com uma família de empreendedores, o CEO do Facebook também aposta no ramo de designer de joias. Foi ele quem desenhou a aliança de sua esposa, avaliada em 25 mil dólares.

· Zuckerberg é daltônico para as cores vermelha e verde, por este motivo o Facebook é todo baseado em tons de azul.

· Seu livro preferido é “Ender’s Game” do americano Orson Scott Card, traduzido no Brasil como O Jogo do Exterminador.

· Seu maior ídolo é Bill Gates. Além disso, Mark e sua esposa já são grandes filantropos, assim como Gates, que doa parte de sua fortuna para instituições de caridade.

· Em 2013, Priscilla Chan foi considerada a americana mais generosa do mundo. Ela doou 18 milhões de ações do Facebook para um fundo sem fins lucrativos do Vale do Silício, o equivalente a quase 1 bilhão de dólares na época.

- Também em 2013, Mark pagou 30 milhões de dólares para comprar as casas vizinhas à sua. A ideia foi ter mais privacidade, após saber que uma construtora compraria as mesmas e as revenderia como sendo “as casas vizinhas a Mark Zuckerberg”.

· O jovem bilionário procura estabelecer um objetivo a ser seguido por ano, entre eles estão: ler 1 livro por semana, usar terno e gravata para parecer mais sério, fazer amigos fora do Facebook, além do mais recente deles que é o de consertar o Facebook, após escândalos de vazamento de dados.

· Sua citação preferida é de Albert Einstein: “Faça as coisas do modo mais simples possível, mas não simplista”.

· Ele é vegetariano.

Problemas na rede

Mark Zuckerberg tem enfrentado dias difíceis após a rede social receber críticas por possibilitar a disseminação do discurso de ódio e notícias falsas.Além disso, em abril deste ano, o CEO testemunhou perante o Congressodos Estados Unidos para dar explicações de como a rede social protege a privacidade de seus usuários, após ter sido revelado que o Facebook compartilhava dados sigilosos com a consultoria política Cambridge Analytica.O caso repercutiu no mundo todo.

Aproveite pra conhecer outras personalidades da lista de homens mais ricos do mundo:
· Jeff Bezos
· Bill Gates
· Warren Buffet

(Redação - Investimentos e Notícias)