Melhores investimentos para aposentadoria

  •  
Melhores investimentos para aposentadoria Foto: divulgação

Crescimento no número de pessoas preocupadas em investir dinheiro, faz aumentar a necessidade de encontrar melhores opções para aposentadoria.

O número de pessoas interessadas em investir dinheiro cresce todo dia no Brasil. Em novembro, foi realizada uma pesquisa para saber a intenção do brasileiro para o 13°. Os resultados definiram que 27% dos entrevistados tinham o desejo de poupar ou investir uma parte ou todo o recebimento desta remuneração.

A pesquisa, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) serve para comprovar uma necessidade que afeta toda a sociedade: garantir uma estabilidade financeira no futuro.

Ainda segundo as entidades responsáveis pelos dados, 51% dos entrevistados afirmaram que não fazem nenhum tipo de planejamento financeiro. O resultado comprova que essas pessoas não sabem como estarão suas finanças nos próximos anos.  

A atual situação do país, exige que este planejamento faça parte da rotina das pessoas. Esse processo será importante para a independência na aposentadoria, evitando que a única fonte de renda venha dos encargos pagos pelo Governo.

Atualmente, existem alguns caminhos que podem ser considerados os melhores investimentos para aposentadoria, pois permitem rendimentos a longo prazo que tornam possível a construção de uma base financeira no futuro.

Para o ano de 2019, a perspectiva da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) é que a economia cresça 2,1%, isso favorece o momento de mudanças e planejamento de uma aposentadoria mais tranquila.

Algumas alternativas de longo prazo podem entrar no radar de quem deseja seguir esse caminho, pois seguindo este cenário, serão alguns dos melhores investimentos em 2019.

As opções de renda fixa, neste caso são as mais indicadas para quem não tem apetite para riscos, mesmo se for considerado que a taxa Selic apresenta patamares baixos.

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) e as Letras de Crédito (LCI e LCA), apresentam tendências de valorização e devem figurar entre as escolhas para a construção de uma aposentadoria no futuro.

O CDB, já é uma opção muito procurada por investidores que desejam investimentos a longo prazo e, caso aconteça a confirmação do crescimento da economia, continuará atraindo muitos investidores. Procurar opções com boas rentabilidades a longo prazo e de instituições menores pode ser um bom começo para encontrar boas oportunidades.

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) também são formas de investir para a criação de um planejamento de aposentadoria. Com o provável aquecimento da economia, setores como o Agronegócio e Imobiliário tendem a se beneficiar. Nesse cenário, esses investimentos tendem a ganhar mais destaque.

O Tesouro Direto também deve ser olhado por quem deseja garantir uma boa aposentadoria. Principalmente o Tesouro IPCA, pois apresenta títulos que possuem vencimento em 2035 ou em 2045, e são boas opções para quem procura ganhos aproximados a 5% acima do IPCA.