Oriente Médio no radar dos investidores

  •  
Oriente Médio no radar dos investidores (Foto: Divulgação) Oriente Médio no radar dos investidores

As principais bolsas de valores globais deverão apresentar sinais opostos nesta quinta-feira, 12, com investidores atentos ao aumento da percepção de risco geopolítico em torno das tensões no Oriente Médio. Com isso, os índices europeus e norte-americanos operam de lado nesta manhã.

Ásia

Na Ásia, as principais bolsas fecharam o pregão no campo negativo, com destaque para o recuo de 1,0% do índice de Shanghai.

Europa

Enquanto isso, na Europa, as bolsas apresentam ganhos nesta manhã.

Por lá, o Eurostat divulgou nesta quinta-feira, 12, que a produção industrial nos 17 países que compõem a zona do euro registrou queda de 0,8% em fevereiro de 2018, na comparação com o mês anterior. Analistas previam alta de 0,1%.

EUA

Em Wall Street, o indicador futuro das bolsas norte-americanas aponta para uma abertura de lado.

Brasil

Aqui no Brasil, o Ibovespa deverá acompanhar o desempenho externo.

Agenda

E abrindo a agenda de indicadores internos, o volume de vendas do comércio varejista nacional variou -0,2% em fevereiro frente a janeiro, na série com ajuste sazonal, após avançar 0,8% de dezembro para janeiro, segundo dados do IBGE.

Câmbio

Por fim, no mercado de câmbio, o dólar deverá apresentar ganhos ante as principais moedas dos países desenvolvidos e emergentes, após a divulgação da ata do FOMC, que trouxe um tom mais otimista com a atividade econômica dos Estados Unidos.