Milho com preço subsidiado será ofertado a pequenos criadores

  •  
Milho com preço subsidiado será ofertado a pequenos criadores Foto: Divulgação Milho com preço subsidiado será ofertado a pequenos criadores

Nesta sexta-feira (6), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) contratou frete, por meio de leillão eletrônico, para o envio de mais 14,17 mil t de milho em grãos para diversos estados. O produto será ofertado a pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte, por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB). Os embarques começam em 23 de outubro.

O Ceará receberá 6,5 mil toneladas, o Rio Grande do Norte 5,1 mil t, o Amazonas 2 mil t , o Distrito Federal 1,47 mil t e o Acre, mil t. Em razão das adversidades climáticas, desde abril, o milho é comercializado nas regiões Norte e Nordeste pelo preço de R$ 33 a saca de 60 quilos, com limite de 10 toneladas/mês por criador. O valor especial vale até 31 de dezembro.

Nas demais regiões, o Programa de Vendas em Balcão oferta milho a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locaia. As quantidades, neste caso, também são diferentes. Cada criador pode adquirir até 14 t de milho por mês.

Além das remoções para abastecimento do ProVB, o leilão desta sexta-feira contratou transporte para o reposicionamento estratégico de 26 mil t de milho, do Mato Grosso para Palmeira do Piauí/PI, para atendimento a demandas futuras.

Novo leilão de frete já está marcado para o dia 18 deste mês, para a remoção de mais 31,96 mil t, também no âmbito do ProVB. O milho, armazenado no MT será enviado para as seguintes localidades: Rio Grande do Norte (9 mil t), Paraíba (8,1 mil t), Ceará (5,5 mil t), Piauí (2,2 mil t), Alagoas (2 mil t), Pernambuco (1,7 mil t), Goiás (1,56 mil t), Roraima (1,1 mil t) e Maranhão (800 t). As regras estão no aviso nº 207, disponível aqui.

(Redação - Agência IN)