2ª unidade geradora da UHE Cachoeira Caldeirão antecipa entrada em operação
A EDP Energias do Brasil anunciou nesta terça-feira, 07, que a Usina Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão recebeu, na presente data, autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (“Aneel”) para iniciar a operação comercial da segunda unidade geradora, com capacidade instalada de 73 MW (Garantia Física de 41,5 MWmédios), antecipando em 7 meses a entrada em operação em relação ao início do contrato CCEAR (contrato de comercialização de energia no ambiente regulado), previsto para 01 de janeiro de 2017.
Com a Declaração Comercial de Operação (DCO), a energia da antecipação será liquidada no mercado de curto prazo ou poderá ser comercializada em contratos.
A unidade geradora UG03, com capacidade instalada de 73 MW, está em fase avançada de comissionamento para obtenção da operação em teste e comercial.
A UHE Cachoeira Caldeirão, está localizada no rio Araguari, no estado do Amapá, com 219 MW de capacidade instalada e 129,7 MWmédios de garantia física.
A UHE Cachoeira Caldeirão pertence 50% a EDP Energias do Brasil e 50% a CWEI (Brasil) Participações Ltda., empresa integralmente pertencente à China Three Gorges Corporation.
(Redação – Agência IN)