A palavra-chave do momento para abrir portas

  •  
5 dicas fundamentais para superar a crise Foto: Divulgação 5 dicas fundamentais para superar a crise

Perigo e oportunidade. Duas palavras opostas, mas que se traduzidas para o Chinês, resultam em uma única palavra: crise - talvez a mais falada nos últimos meses no Brasil. E os resquícios estão por todos os lados. Inflação, alta do dólar, restrição de créditos e encerramentos de empresas são algumas das consequências da atual situação financeira no país. Mas será que a crise é realmente a única responsável por tudo isso? E como amenizar as consequências deste monstro que assusta a economia brasileira?

Para a especialista em Coaching de Carreira e fundadora da Ability Coaching, Fernanda Dall’Anese, o momento deve ser encarado de forma positiva, como uma oportunidade de aprendizagem e crescimento. “Todo período de crise é também um período de aprendizagem, e uma boa oportunidade de crescimento no âmbito pessoal”, diz a Coach.

O mais importante é não ceder às consequências da crise. Saber identificar oportunidades em meio ao barulho e transformá-las em realidade pode ser um fator crucial para driblar as dificuldades impostas pela atual economia no país. Confira algumas orientações de Fernanda Dall’Anese:

1. Crise X Mercado de Trabalho
São nos momentos de crise, em meio a uma avalanche de cortes nas empresas, que as pessoas buscam capacitações e treinamentos para o seu desenvolvimento profissional, a fim de garantir um lugar no acirrado mercado de trabalho. Esta é a hora de fazer a diferença e se tornar indispensável!

2. Mudanças no estilo de vida
Uma das principais consequências para os brasileiros durante a crise é a diminuição do poder de compra. Com as despesas fixas engolindo os ganhos, as pessoas estão tendo de encarar um novo estilo de vida. Neste momento, ter as prioridades bem estabelecidas ajudam a minimizar as consequências negativas.

3. Aprendendo com a crise
Este é um momento para aprender a viver de várias maneiras. Como seres adaptáveis, deve-se entender que o que funcionava no passado, hoje já não funciona mais. Novas oportunidades e novos mercados surgem a todo instante, e devemos aprender a viver na mesma velocidade. Se fazer de vítima não vai ajudar. Ao contrário, trará a sensação de que você não teve oportunidades. Troque o “Eu faço o que posso” pelo “Eu faço o meu melhor” e verá resultados.

4. Identificando oportunidades
Estar atento às novas demandas auxilia na identificação de oportunidades. Tanto para empreendedores, quanto colaboradores de empresas. Filtre o que realmente importa e foque as energias nas possibilidades dos novos tempos. Lembre-se: nem todos estão em crise. Identifique as lacunas e as preencha com soluções.

5. Coaching como solução
Em um momento de crise, o autoconhecimento se torna essencial para saber lidar com as situações. O processo de Coaching pode ajudar neste ponto, já que durante a sessão com o especialista, um plano de ação é elaborado, tendo que ser colocado em prática ao fim de cada sessão. “O Coaching, além do autoconhecimento, traz grande desenvolvimento pessoal, dando autonomia até mesmo para a escolha de uma nova carreira”, conclui a Coach de Carreira Fernanda Dall’Anese.

(Redação - Agência IN)