Acciona Windpower e Nordex criam um líder mundial da indústria eólica

  •  
A companhia resultante tem capacidade e potencial para se posicionar entre os cinco maiores fabricantes de aerogeradores do mundo Foto: Divulgação A companhia resultante tem capacidade e potencial para se posicionar entre os cinco maiores fabricantes de aerogeradores do mundo

A ACCIONA Windpower, filial de fabricação de aerogeradores da ACCIONA, e a Nordex, fabricante alemã de aerogeradores, com uma capitalização de mercado de 2 bilhões de euros, se unem para criar um líder mundial da indústria eólica.

O acordo entre ACCIONA e Nordex prevê uma transação dupla através da qual a empresa alemã vai comprar a ACCIONA Windpower e a ACCIONA se tornará o maior acionista da empresa resultante.

A Nordex adquirirá a ACCIONA Windpower por 785 milhões de euros, em uma operação que combinará um pagamento em dinheiro de 366 milhões de euros com o pagamento em ações de nova emissão da Nordex num montante de 419 milhões de euros, equivalentes a 16,6% do capital da companhia resultante.

Paralelamente, a ACCIONA adquirirá, por 335 milhões de euros, 13,3% de ações já existentes da SKion-Momentum, a sociedade holding da família Quandt, que é atualmente a principal acionista da companhia alemã.

Como resultado de ambas as operações, a ACCIONA se tornará acionista de referência da Nordex, com uma participação de 29,9%, enquanto a SKion-Momentum reduzirá a sua participação para 5,7% do capital.

A transação está sujeita à aprovação por parte das autoridades competentes.

A fusão entre a ACCIONA Windpower e a Nordex criará um líder mundial na indústria eólica, com capacidade e potencial para estar entre os cinco maiores fabricantes de aerogeradores onshore no mundo, tendo uma grande complementaridade em sua projeção internacional e em suas tecnologias.

A Nordex tem uma presença consolidada no mercado europeu, enquanto a ACCIONA Windopower aporta uma relevante posição e perspectivas de crescimento na América e em mercados emergentes, com fábricas nos Estados Unidos, Brasil e Espanha, e uma nova fábrica em construção na Índia. A empresa resultante da união dessas companhias nasce com uma carteira de pedidos aproximada de 2,8 GW em todo o mundo.

Os aerogeradores da ACCIONA Windpower têm uma tecnologia e design orientados a projetos de grande envergadura, em áreas pouco povoadas, que requerem máquinas robustas e altamente eficientes, enquanto os aerogeradores Nordex estão orientados a projetos eólicos em regiões com maior densidade populacional e locais com outros tipos de restrições.

De acordo com o presidente executivo da ACCIONA, José Manuel Entrecanales, "nosso investimento na Nordex responde à estratégia da ACCIONA para gerar valor no longo prazo. Estamos orgulhosos de criar com a Nordex um grupo europeu líder na indústria eólica, com presença global e uma posição de mercado sólida e sustentável. Ao mesmo tempo, esta operação nos permite preservar o diferencial do modelo de negócios de nossa divisão de energias renováveis, com uma oferta integrada que cobre toda a cadeia de valor."

(Redação - Agência IN)