Aegea conclui aquisição da Companhia de Saneamento do Norte

  •  
Aegea conclui aquisição da Companhia de Saneamento do Norte Foto: Divulgação Aegea conclui aquisição da Companhia de Saneamento do Norte

A Aegea Saneamento anunciou na última sexta-feira (15), a conclusão da aquisição da Companhia de Saneamento do Norte e, com isso, assumirá a gestão das subsidiárias Manaus Ambiental S.A. e Rio Negro Ambiental, Captação, Tratamento e Distribuição de Águas SPE S.A, responsáveis pela prestação dos serviços de água e esgoto em Manaus (AM). Dessa forma, passará a atuar em 49 cidades brasileiras, em 11 estados, atendendo 7,6 milhões de habitantes.

A companhia vai implementar, na capital amazonense, seu modelo de atuação já consolidado e bem-sucedido no setor, que tem como base a eficiência operacional. Adicionalmente, a capacidade de investimentos da Aegea, com suporte de seus acionistas e diversificado acesso ao mercado de capitais, será uma das alavancas no processo de amadurecimento da concessionária local.

De acordo com o plano de investimento estabelecido, nos próximos 5 anos estão previstos R$ 560 milhões para a ampliação da cobertura dos serviços de água e esgotamento sanitário. Até 2030, é esperado que o município tenha 80% do esgoto tratado e coletado, sendo este um importante passo para a preservação do meio ambiente na Amazônia.

Manaus, atualmente, conta com índice de 75% de perdas de água e 19,2% de cobertura de esgoto. A Aegea tem investido em programas voltados a esses temas, em outras cidades do país, e obtido excelentes resultados, como é o caso de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. O município registrava 57% de perdas em 2005 e, com os esforços da companhia, este índice caiu para 19%. Ali, a implantação de cobertura de esgoto também tem sido um case de sucesso. A concessionária, Águas Guariroba, ampliou o esgotamento sanitário de 27% para 84% em cerca de 10 anos.

A compra da Companhia de Saneamento do Norte é um importante passo para consolidar, cada vez mais, a presença da Aegea na região norte do Brasil, onde já atende em municípios dos estados de Rondônia e Pará. Manaus, que possui 2,1 milhões de habitantes, é a maior concessão privada de saneamento do País e será a terceira capital a ser atendida pela companhia.

"A capital amazonense está na 96ª posição dentre as 100 cidades ranqueadas na pesquisa do Instituto Trata Brasil, deste ano. Considerando o histórico da Aegea, estamos confiantes de que nosso modelo de atuação, que vem apresentando resultados excelentes em outros municípios, vai elevar as condições de saneamento da cidade e beneficiar a população local", afirma o presidente da companhia, Hamilton Amadeo.

(Redação - Investimentos e Notícias)