Aprovado reajuste tarifário para cinco concessionárias de telefonia

  •  
Aprovado reajuste tarifário para cinco concessionárias de telefonia Divulgação

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou um reajuste tarifário de 1,5% para o plano básico de serviço de cinco concessionárias de telefonia fixa (Oi/BrasilTelecom, Vivo/Telefônica, Algar/CTBC Telecom, Sercomtel e Embratel/Claro) para chamadas destinadas a telefones móveis (Serviço Móvel Pessoal - SMP). As chamadas destinadas a terminais do Serviço Móvel Especializado (SME) terão redução de 5,27%.


O reajuste abrange as tarifas de Valor de Comunicação 1 (VC-1, aplicado nas ligações entre localidades que possuem o mesmo código de área - mesmo "DDD"), de Valor de Comunicação 2 (VC-2, aplicado nas ligações entre localidades que possuem os mesmos primeiros dígitos do código de área; por exemplo, 21, 23 ou 27) e de Valor de Comunicação 3 (VC-3, entre localidades que possuem os primeiros dígitos do código de área diferentes; por exemplo, 21, 52 ou 71). Para o reajuste, foram considerados a variação do Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) e um índice de redução (Fator X para a telefonia móvel e Fator de Redução para o serviço de rádio).

Para as chamadas envolvendo o terminais do SMP, foram considerados a variação do IST no período de junho de 2012 a dezembro de 2013 (8,71%) e o Fator X no mesmo período (6,078%). No caso do serviço de rádio pessoal (SME), foram considerados a variação do IST no período de junho de 2012 a junho de 2013 (5,255%) e o Fator de redução de 10%. O reajuste aplicado é inferior a outros índices que medem a inflação do País. As informações são do Portal Brasil.

(Redação- Agência IN)