Atividade econômica cresce 0,2% em novembro, diz Serasa Experian

  •  
Atividade econômica cresce 0,2% em novembro, diz Serasa Experian Foto: Divulgação Atividade econômica cresce 0,2% em novembro, diz Serasa Experian

Mesmo com resultado positivo, recessão ainda caracteriza o quarto trimestre

Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), houve alta de 0,2% no movimento dos negócios em novembro/16, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Na comparação com novembro do ano passado, o recuo na atividade produtiva do país foi de 1,7%. No acumulado do ano até novembro/16, a retração da economia atingiu 3,7%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, apesar do resultado mensal de novembro/16 ter sido positivo, foi insuficiente para compensar a retração de 0,4% verificada em outubro/16, deixando o quarto trimestre do ano passado ainda com caráter recessivo.

Pelo lado da oferta agregada, a agropecuária recuou 0,1% em novembro/16, mesmo percentual de recuo observado na indústria. Por outro lado, o setor de serviços cresceu 0,4% em novembro/16 na comparação mensal. No acumulado do ano até novembro/16 a agropecuária caiu 7,1%, a indústria 4,1% e o setor de serviços 2,5%, sempre em comparação ao período de janeiro a novembro do ano passado.

Do ponto de vista da demanda agregada, o consumo das famílias cresceu 0,1% em novembro/16. Também as exportações avançaram em novembro/16: 14,2% em relação a outubro/16. Já consumo do governo caiu 0,1% em novembro/16 e os investimentos também recuaram 0,7%. Por sua vez as importações caíram 2,2% no penúltimo mês do ano passado. No acumulado do ano até novembro, as variações de cada um dos componentes da demanda agregada foram: consumo das famílias (-4,5%); consumo do governo (-0,7%); investimentos (-11,5%); exportações (+3,6%); importações (-12,0%).

(Redação - Agência IN)