Desaceleração do IPCA pode resultar em queda dos juros em 2016

  •  
Desaceleração do IPCA pode resultar em queda dos juros em 2016   Foto: Divulgação Desaceleração do IPCA pode resultar em queda dos juros em 2016

A desaceleração da inflação, medida pelo IPCA, pode resultar em queda dos juros ainda em 2016, de acordo com o professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pedro Raffy Vartanian.

A valorização cambial recente, o fim do processo de realinhamento dos preços administrados e a própria recessão na economia brasileira contribuirão, nos próximos meses, para uma alta menos intensa nos preços, o que, de acordo com o economista “pode permitir uma redução da taxa básica de juros – Taxa Selic – especificamente nas duas últimas reuniões do Copom do ano, para um patamar de 13,25%”.

Ainda de acordo com Vartanian, alguns desequilíbrios macroeconômicos da economia brasileira vêm sendo revertidos. Do ponto de vista externo, a desvalorização cambial dos últimos dois anos vem promovendo o ajuste na balança comercial e nas relações com o exterior e a política monetária de elevação dos juros começa a mostrar seus efeitos sobre a inflação, restando, como um dos principais desafios, promover o ajuste fiscal para restaurar plenamente o equilíbrio macroeconômico. Mesmo assim, "a inflação convergirá para o centro da meta apenas em 2017, junto com o início do processo de recuperação da economia", conclui o economista.

(Redação - Agência IN)