Empresa suíça Straumann assumirá controle total da brasileira Neodent

  •  
Empresa suíça Straumann assumirá controle total da brasileira Neodent Foto: Divulgação Empresa suíça Straumann assumirá controle total da brasileira Neodent

O grupo suíço de implantes dentários Straumann anunciou que assumirá o controle total da brasileira Neodent, líder do setor na América Latina.

A Straumann, que já era acionista da Neodent, aumentará sua participação de 49% para 100%.

A operação será de 210 milhões de francos suíços (220 milhões de dólares, 680 milhões de reais). O valor será pago em dinheiro aos acionistas fundadores da empresa brasileira, Clemilda de Paula Thomé e Geninho Thomé.

Com a aquisição, a Straumann afirma que amplia a "liderança global no setor dos implantes dentários".

A Neodent é a empresa líder do setor no Brasil, o segundo maior mercado do mundo de implantes dentários.

Em 2014, a Neodent registrou um volume de negócios de 258 milhões de reais (82 milhões de dólares). A aquisição da empresa, "muito rentável" segundo a Straumann, será incluída no EBIT da empresa suíça em 2016.

Geninho Thomé permanecerá como presidente do conselho de administração da Neodent e à frente da área científica.

Em 2012, a Straumann comprou 49% da empresa brasileira e tinha a opção de comprar a totalidade em 2018, uma preferência que foi antecipada em uma renegociação.

A Straumann, com cotação na Bolsa, tem 2.400 funcionários em vários países e registrou uma alta superior a 50% no lucro líquido em 2014, a 157,8 milhões de francos suíços.

A Neodent foi fundada em 1993 e tem sede em Curitiba. A empresa tem 970 funcionários.

(Redação com AFP - Agência IN)